Notações do xadrez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wikiprojeto Enxadrismo


Notações de xadrez são métodos que descrevem os movimentos de uma partida de xadrez,[1] de modo a poder estudá-la depois de concluída[2] e/ou reproduzi-la anos depois de realizada.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em 1561 quando Ruy López escreveu um livro sobre xadrez, ainda não existiam sistemas de anotação de posições ou de jogadas, era descrita por extenso, como "Mova o cavalo na ala do Rei para a frente do peão na frente do bispo da ala do Rei". Conforme o tempo passava, os autores de livros de xadrez começaram a abreviar e pensar em convenções, e a jogada acima passou a ser anotada de forma resumida, na notação descritiva: C1CR-3BR - atualmente C3BR.

Em 1737, Phillip Stamma propôs que as anotações de partidas usassem um esquema de coordenadas, com as letras de "a" a "h" indicando as colunas do tabuleiro e os números de "1" a "8" indicando as linhas, a partir do lado das brancas. Se tornando a notação mais usada atualmente, conhecida como "notação algébrica". A diferença principal era que Stamma queria que o sistema fosse universal, e usava uma convenção diferente da atual para anotar a peça movida.

Sistemas de Notação[editar | editar código-fonte]

Cartão de xadrez por correspondência demonstrando a notação algébrica e notação ICCF

Atualmente, existem vários sistemas de notação de partidas, os mais conhecidos são: o descritivo e o algébrico. Outros sistemas atuais para notação incluem: O PGN, que usa o sistema algébrico para armazenar partidas em computador; O FEN (ou Forsyth) usado para anotar posições de meio-jogo ou finais, e; O numérico (ou Postal) usado para lances de xadrez em partidas por correspondência, devido enganos causados pelo uso da notação algébrica por participantes de diferentes idiomas.

O sistema algébrico está passando por uma mudança, pois muitas publicações estão usando ícones que representam as peças no lugar das iniciais da peça, fazendo com que o ideal de Stamma fosse atingido.

Sistemas de registro de partidas
Sistema de registro de uma posição específica
Sistema de registro por computador

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «algebraic notation | chess notation system | Britannica». www.britannica.com (em inglês). Consultado em 13 de dezembro de 2022. Cópia arquivada em 4 de dezembro de 2022 
  2. Becker, Idel (1974). Manual de xadrez. [S.l.]: NBL Editora. p. 34. ISBN 9788521307587 
  3. Angelini, Éric. «Steno-Chess». www.chessvariants.com. Consultado em 4 de maio de 2018. Cópia arquivada em 10 de janeiro de 2018