Nujabes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nujabes
http://d1udmfvw0p7cd2.cloudfront.net/wp-content/uploads/2015/02/p10-hadfield-nujabes-b-20150225.jpg
Informação geral
Nome completo Seba Jun
Nascimento 07 de fevereiro de 1974
Origem Minato, Tóquio, Japão
País Japão
Data de morte 26 de fevereiro de 2010 (36 anos)
Local de morte Shibuya, Tóquio, Japão
Gênero(s) Hip Hop, Jazz, Trip Hop, Jazz Rap, Acid Jazz, Jazz Japonês
Período em atividade 19962010
Gravadora(s) Hydeout Productions
Afiliação(ões) Substantial, Uyama Hiroto, Shing02, Five Deez, Cise Starr
Página oficial Hydeout Productions

Jun Seba (瀬葉淳, Seba Jun) (7 de fevereiro de 1974 - 26 de fevereiro de 2010) foi um produtor musical e DJ, mais conhecido pelo nome artístico Nujabes, inversão do seu nome verdadeiro.

Ele também era dono das lojas de discos de Shibuya e fundador do selo independente Hydeout Productions. Seu estilo mistura hip hop, rap e jazz.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Nujabes era um dos mais respeitados no meio do hip hop até a data de sua morte. Trabalhando ao lado de artistas tanto ocidentais quanto orientais, fundou em 2003 o selo independente Hydeout Productions, por onde passaram DJs e Produtores musicais. Uma das características mais marcantes no trabalho de Nujabes é a influência do jazz e do soul, usando samples de gravações de músicos como o pianista Bill Evans e renomado saxofonista Yusef Lateef, suas músicas costumam repassar experiências sinestésicas, essa idéia também transparece imaginário do encarte de seus CDs, onde retratam um estilo de arte particular, bem abstrato e colorido. [1]

Morte[editar | editar código-fonte]

Em 26 de fevereiro de 2010, ele sofreu um acidente de trânsito na rodovia Shuto Expressway, tendo sido encaminhado ao hospital, onde não resistiu.[2]

Legado[editar | editar código-fonte]

Nujabes produziu verdadeiras preciosidades musicais, não por ser algo diferente, mas sim algo realizado com excelência, um trabalho onírico, atmosférico, de qualidade insuperável, de linguagem universal, que irá agradar não apenas os amantes de música nipônica, mas como também os mais fervorosos fãs de Hip Hop, Jazz, R&B e até mesmo gêneros mais alternativos, como Downtempo e Trip Hop. Hoje em dia Nujabes é lembrado com carinho – obra e pessoa – por todos, sendo que diversos artistas com quem trabalhou lançaram álbuns tributos em sua homenagem e também o projeto “Eternal Soul”, em que foi realizado um show e um documentário com diversos artistas com quem Nujabes trabalhou.

Discografia[editar | editar código-fonte]

EPs e Singles[editar | editar código-fonte]

  • 1999: Ain't No Mystery
  • 2002-2013: Luv (Sic) Part 1 - Part 6
  • 2003: Lady Brown 12"
  • 2015: Perfect Circle (With Shing02)

Referências

  1. ROMAN ALBUM: Samurai Champloo. [S.l.]: Mangaglobe/Shimoigusa Champloos, Dark Horse Comics Inc. 2007. p. 55. ISBN 1-59307-642-8  |coautores= requer |autor= (ajuda)
  2. (Japanese) An Emergency Announcement from Hydeout Productions


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.