O ABC do Comunismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O ABC do Comunismo (Azbuka kommunizma) livro escrito pela dupla de líderes bolcheviques Nicholai Bukharin e Evgeni Preobrajenski, em 1920. Era a obra de divulgação programática do Partido Comunista da URSS.

Foi o primeiro manual marxista para formação política dos comunistas escrita após a Revolução de 1917, onde pela primeira vez várias teses do marxismo haviam sido colocados em prática ou negados.

A parte relativa aos princípios do Comunismo de Guerra foi escrita por Preobrajenski.

Capítulos[editar | editar código-fonte]

Dedicatória Prefácio

Primeira Parte: Teórica – Crescimento e Decadência do Capitalismo

Introdução – Nosso Programa § 1. — O que é um programa? § 2. — Qual era nosso antigo programa? § 3. — Porque era necessário elaborar um novo programa? § 4. — A importância do nosso programa § 5. — Caráter cientifico do nosso programa

Capítulo I – O Regime Capitalista § 6. — A Produção de mercadorias § 7. — Monopolização dos meios de produção pela classe capitalista § 8. — O trabalho assalariado § 9. — Relações entre os homens na produção capitalista § 10. — A Exploração da força de trabalho § 11. — O Capital § 12. — O Estado capitalista § 13. — Contradições principais do regime capitalista Capitulo II – Desenvolvimento do Regime Capitalista § 14. — Luta entre a pequena indústria, entre a propriedade individual ganha pelo trabalho e a propriedade capitalista, adquirida sem trabalho. a) Luta entre a pequena e a grande produção na indústria b) Luta entre a pequena e a grande produção na agricultura § 15. — A Dependência do proletariado, o exército da reserva, o trabalho das mulheres e das crianças § 16. — A Anarquia da produção, a concorrência e as crises § 17. — O Desenvolvimento do capitalismo e as classes; o acirramento dos antagonismos de classes § 18. — A Concentração e a centralização do capital são condições de realização do regime comunista

Capítulo III – O Comunismo e a Ditadura do Proletariado § 19. — Características do regime comunista § 20. — A Distribuição no regime comunista § 21. — A Administração no regime comunista § 22. — O Desenvolvimento das forças produtivas no regime comunista (as vantagens do comunismo) § 23. — A Ditadura do proletariado § 24. — A Conquista do poder político § 25. — O Partido comunista e as classes na sociedade capitalista Os proprietários de terras A burguesia capitalista A pequena burguesia urbana e os intelectuais pequeno-burgueses Os camponeses A classe operária (o proletariado)

Capítulo IV – Como o Desenvolvimento do Capitalismo Acarretou a Revoluçâo Comunista § 26. — O Capital financeiro § 27. — O Imperialismo § 28. — O Militarismo § 29. — A Guerra imperialista de 1914-1918 § 30. — O Capitalismo de estado e as classes § 31. — A Falência do capitalismo e a classe operária § 32. — A Guerra civil § 33. — As formas da guerra civil e o seu custo § 34. — A Decomposição geral ou o comunismo Capitulo V — A Segunda e a Terceira Internacional § 35. — O Internacionalismo do movimento operário é uma condição de vitória para a revolução comunista § 36. — A Falência da segunda internacional e suas causas § 37. — As palavras de ordem de defesa nacional e pacifismo § 38. — Os Social-patriotas § 39. — O Centro § 40. — A Terceira internacional comunista

Segunda Parte: Prática – A Ditadura do Proletariado e a Construção do Comunismo

NOTAS

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.