O Mensageiro de Santo António

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Mensageiro de Santo Antônio
Edição da Revista no Portugal (Jul/2021)
Edição da Revista no Brasil (Out/2021)
Editor Ordem dos Frades Menores Conventuais
Categoria Religiosa
Frequência Mensal
Circulação Internacional
Editora O Mensageiro de Santo Antônio
Fundação 1958 (BRA) 1985 (PT)
País  Brasil
 Itália
Portugal Portugal
Idioma Português, Italiano, Inglesa (entre outros idiomas)
https://santoantonio.live/

https://omensageiro.org.br/

O Mensageiro de Santo António (Brasil: O Mensageiro de Santo Antônio) é uma revista mensal de espiritualidade cristã destinada aos católicos e aos devotos de Santo Antônio de Pádua. A revista é editada e organizada pela Ordem dos Frades Menores Conventuais.

História[editar | editar código-fonte]

A revista está ligada a associação italiana Frati Minori Conventuali della Basilica di Sant'Antonio di Padova, de onde se originou e é editada em vários países, com maior relevo em Portugal, Brasil e na Itália. A publicação é mantida por assinatura anual e por doações; e tem como objetivo divulgar a devoção a Santo Antônio de Pádua e discutir temas sociais como justiça social, família, música, entretenimento a partir de uma visão cristã. Os artigos são produzidos por frades, padres, teólogos, psicólogos e leigos.

Além de ser distribuída no Portugal, Brasil e na Itália, ela é publicada também em diversos países europeus (Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Suíça, Áustria, Polônia, Romênia e Bélgica), em dois países africanos (Nigéria e Gana), na Argentina, nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália. A edição italiana da revista, nascida à sombra das cúpulas e dos minaretes da Basílica de Santo António em Pádua, tem suas publicações desde 1 de janeiro de 1898, neste mesmo ano, teve início a Caritas Antoniana focada em obras de caridade e sociais.

Edições em Português[editar | editar código-fonte]

Portugal[editar | editar código-fonte]

A edição portuguesa, começou inicialmente a ser impressa e distribuída a partir de Itália (janeiro de 1985), depois, a partir de abril de 1989, começou a ser publicada com administração, impressão e distribuição próprias. O seu inicio em Portugal foi incentivada pelo frei Eliseu Moroni OFM Conv.

Atualmente, os colaboradores provêm, predominantemente da Universidade Católica de Lisboa, da Universidade Católica do Porto, da área cultural de Coimbra, da rede “Cuidar da Casa Comum” e da família fransciscana. Eles escrevem para as seguintes colunas: “Igreja a Caminho”, “Homem e Sociedade”, “Os cristãos e a política”, “Educação”, “Livros”, “Internet”, “Patrimônio”, “Cinema” e “Reportagem do Mês”.

Logo da Editora o Mensageiro de Santo Antônio - Brasil

Brasil[editar | editar código-fonte]

O exemplar de língua portuguesa começou a ser distribuído no Brasil em 1958. Em 1985, a revista passou a ser editada no país, com sede no Parque Oratório em Santo André (SP), no decorrer dos anos ela foi conquistando autonomia e ganhou matérias próprias sempre abordando assuntos relacionados a Igreja Católica e a temática teológica latina-americana, o objetivo da revista é contribuir para a formação e o enriquecimento cultural, intelectual e religioso de seus leitores.

A partir de 1999, se tornou tradicional o envio do calendário Antoniano no mês de janeiro e no ano de 2021, a revista ganhou a modalidade digital. Juntamente com a revista, foi criada em 1986, a editora O Mensageiro de Santo Antônio, com a publicação de livros, calendários e CD's. A obra é dirigida pelos Ordem dos Frades Menores Conventuais da Associação Antoniana dos Frades Menores Conventuais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]