O Pequeno Polegar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura membro dos Combatentes da Liberdade, veja Doll Man.
O Pequeno Polegar
'Le Petit Poucet'
O Pequeno Polegar
Ele os puxou de debaixo da cama, um após o outro.
Ilustração de Gustave Doré (1867)
Conto popular
Título O Pequeno Polegar
Grupo AT 327B
Folclore
País França
Data de origem XVII
Literatura folclórica
Publicação Charles Perrault, Mamãe Gansa (1697)

Brasil: O Pequeno Polegar / Portugal: O Polegarzinho é um antigo conto de fadas europeu, e ninguém sabe quem o contou pela primeira vez. Foi recontado pelo escritor francês Charles Perrault.

A história[editar | editar código-fonte]

Uma pobre família de lenhadores tinha sete filhos, e o caçula era tão pequenino que o chamavam Pequeno Polegar. Mas, apesar do tamanho, era um menino muito esperto e inteligente. Como a Europa passava por um período de muita fome, o pai decidiu abandonar os filhos na floresta. Depois de muito andar, as crianças avistaram um lindo castelo e para lá se dirigiram em busca de abrigo e alimento. Um ogro malvado, que ali residia, resolveu que iria devorá-los. Mas Polegar, percebendo a intenção do malvado, durante a noite, trocou o seu chapéu e os chapéus dos irmãos pelas coroas das filhas do ogro, que as devorou pensando que fossem os rapazes. Eles tiveram então que fugir do castelo, e o Pequeno Polegar calçou as botas encantadas do ogro enquanto ele dormia, e assim ajudou os irmãos a voltarem para casa. Com o auxílio das botas de sete-léguas, Polegar trabalhou para um rei, conseguiu muito dinheiro e pode finalmente voltar para sua casa e nunca mais passaram fome.

Semelhanças com a história de Davi (Bíblia)[editar | editar código-fonte]

É possível que O Pequeno Polegar tenha sido inspirado na história hebraica do pastor Davi, que depois virou rei dos hebreus. Segundo a Bíblia, Davi era o filho caçula dentre os sete pastores hebreus e o ogro pode referir-se ao Rei Saul de Israel, para quem Davi trabalhou antes de tornar-se rei.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]