Saltar para o conteúdo

O Senhor dos Anéis (trilha sonora): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 22: Linha 22:


===O Condado e os Hobbits===
===O Condado e os Hobbits===
'''"Pensive Setting"(Tema do Condado)''': Normalmente tocado por uma [[flauta doce]], representa a paz e tranquilidade dos [[hobbit]]s e de seu lar. Usado nos momentos em que os hobbits pensam no [[Condado]] e coisas relativas a ele. Aparece logo no início no momento em que [[Frodo]] está lendo um livro debaixo da árvore e quando ele abraça [[Gandalf]].
'''"Pensive Setting"(Tema do Condado)''': Normalmente tocado no [[tin whistle]], representa a paz e tranquilidade dos [[hobbit]]s e de seu lar. Usado nos momentos em que os hobbits pensam no [[Condado]] e coisas relativas a ele. Aparece logo no início no momento em que [[Frodo]] está lendo um livro debaixo da árvore e quando ele abraça [[Gandalf]].


'''"Rural Setting"''': Ouvido, no violino, quando surge a Vila dos Hobbits. Faz muito uso dos acompanhamentos. Um tema de estilo caipira apenas ouvido quando os hobbits estão no Condado, pois representa a vida simples e feliz dos hobbits em sua terra.
'''"Rural Setting"''': Ouvido, no violino, quando surge a Vila dos Hobbits. Faz muito uso dos acompanhamentos. Um tema de estilo caipira apenas ouvido quando os hobbits estão no Condado, pois representa a vida simples e feliz dos hobbits em sua terra.

Revisão das 10h36min de 30 de setembro de 2011

A música da trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis foi composta, orquestrada e conduzida por Howard Shore. Shore escreveu quase 12 horas de música para O Senhor dos Anéis, 10 horas inseridas na versão em box The Complete Recordings CD/DVD. (O restante é composto de 2 horas de música alternada, composições não utilizadas, e estarão sendo liberados no final de 2008.) Shore compôs uma música emocionante, em forma de ópera, desenvolvendo na trilha sonora mais de 80 leitmotivs específicos, que caracterizam as culturas da Terra-Média as quais se referem. Shore iniciou seu trabalho com a música para a A Sociedade do Anel, no final de 2000 e gravou a primeira peça de música na Primavera de 2001. Música suplementar para a versão em DVD foi gravada em março de 2002. Um processo semelhante foi seguido para As Duas Torres e O Retorno do Rei, com a última sessão a ter lugar em Londres em 20 de março de 2004.

A música foi feita, principalmente, pela London Philharmonic Orchestra e a London Voices, com a New Zealand Symphony Orchestra contribuindo com algumas das primeiras músicas de MORIA.

A trilha sonora para a Sociedade do Anel e O Retorno do Rei ganharam o Academy Awards em 2002 e 2004. O último filme também ganhou um Oscar de Melhor Canção, bem como os Globos de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original - Motion Picture e Melhor Canção Original. A música de Shore para O Senhor dos Anéis se tornou o maior sucesso de sua carreira , e é uma das mais populares trilhas sonoras orquestrais para filme de todos os tempos.

Temas Desenvolvidos

Nota: Os nomes e descrições destes temas vêm das anotações de Doug Adams e do Complete Recordings LotR Annotated Score.

Um Anel

"The History of the Ring": Melodia de violinos em acorde menor. Surge toda vez que o Um Anel muda de mãos ou realiza um progresso significante em sua jornada. O tema sempre é ouvido quando o título "O Senhor dos Anéis" aparece em cada filme. Shore declara nos comentários da produção no DVD que o tema é pertinente, de fato, a Gondor.

"The Seduction of the Ring": Cantado por um coro de meninos, representa a tentação esmagadora do Um Anel. O tema aparece quando Boromir, Aragorn, e Faramir são tentados pelo Um Anel.

"The Evil of the Ring" (Mordor/Sauron): Tocada na rhaita, representa as inclinações mais malignas do Um Anel e a própria Mordor. Ouvido na primeira cena que aparece Mordor e a Torre Negra.

"The Fate of the Ring": Primeira aparição em as Duas Torres Versão Extendida, na cena de Gandalf e os três caçadores acampados a caminho de Edoras. É uma versão incompleta do tema seguinte.

"The Destruction of the Ring": O tema Fate transforma-se em Destruction na cena da queda de Barad-dur, em o Retorno do Rei, cantado por corais e orquestra.

O Condado e os Hobbits

"Pensive Setting"(Tema do Condado): Normalmente tocado no tin whistle, representa a paz e tranquilidade dos hobbits e de seu lar. Usado nos momentos em que os hobbits pensam no Condado e coisas relativas a ele. Aparece logo no início no momento em que Frodo está lendo um livro debaixo da árvore e quando ele abraça Gandalf.

"Rural Setting": Ouvido, no violino, quando surge a Vila dos Hobbits. Faz muito uso dos acompanhamentos. Um tema de estilo caipira apenas ouvido quando os hobbits estão no Condado, pois representa a vida simples e feliz dos hobbits em sua terra.

"Hymn Setting": Uma versão mais trabalhada e lenta do Pensive Setting, realizada com toda a orquestra, em momentos de maior emoção entre os hobbits. Você a ouve quando Sam e Frodo chegam no milharal, no reencontro com Bilbo em Valfenda e na cena em que Frodo e Sam se abraçam no barco.

"A Hobbits Understanding": Os hobbits deixam o Condado e vivem momentos de dor e descobertas, este tema é usado para sublinhar estes momentos difíceis mais corajosos que os hobbits passam. Você o ouve na lição ensinada por Gandalf para Frodo em Moria e no Anduin quando Frodo lembra desta cena.

"Hobbit Outline": Acompanhamento de 4 notas para entrada do Pensive Setting.

"Hobbit Skip Beat": Outro acompanhamento, ouvido sob o som do Rural e Pensive enquanto Gandalf cruza o Condado até o Bolsão. Ouvido sozinho na cena de Merry e Pippin treinando com Boromir.

"Hobbit Two Step": Como uma marcação de dança, este acompanhamento mostra o lado infantil do povo hobbit. Ouvido depois que Gandalf passa pela Vila dos Hobbits.

"Hobbit End Cap": Encerramento, ouvido na cena em que as crianças hobbits ficam desapontadas esperando os fogos de artifício de Gandalf.

"Lullaby Setting": Canção de ninar. Variação do Pensive, ouvida em as Duas Torres Versão Extendida, na cena em que Merry e Pippin dormem nos braços de Barbárvore.

"Playful Setting": Criado para Merry e Pippin e seus momentos de brincadeira e despreocupação em as Duas Torres. Utiliza-se de um ritmo dançante, compassado e acompanhado do Hobbits Antics. Ouvido na cena em que os dois encontram os armazéns de Saruman.

"The Hobbits Antics": Acompanhamento do Playful, apenas uma variação do End Cap.

"Merry The Warrior": Híbrido dos temas do Condado, a segunda parte do Fellowship, e Rohan em modo menor. Ouvido na cena em que Merry é sagrado Escudeiro de Rohan.

"Heroic Setting": Forma heróica e madura dos temas do Condado. Ouvido na cena em que Sam invade a torre de Cirith Ungol.

"Shire Reborn": Tema da Quarta Era que representa a forma final da música do Condado, ouvido na cena em que Sam retorna para Rosinha no desfecho dos filmes. Tanto o Pensive quanto o Outline mostram terem evoluído para uma forma mais madura.

Mordor

"The Ringwraiths": Tema tocado por trompetes como se fosse uma variação do Evil theme, quase sempre acompanhado por coral. É o tema dos Espectros ouvido quando eles deixam Minas Morgul e em todos os seus ataques. Apenas na perseguição do Condado pode-se ouvir bem as trombetas antes do coral entrar.

"Descending Third Motif": Música que acompanha quase todas as cenas de Mordor e dos Espectros, ouvida logo depois do encontro dos hobbits com o primeiro Espectro no Condado. Quando os exércitos da Última Aliança marcham no Prólogo, você também pode ouvir uma versão em marcha do tema.

"Threat of Mordor": Quando Gandalf ouve algo do lado de fora da janela, em Bolsão, e descobre Sam espiando, você pode ouvir este tema tenso que como o nome diz representa a constante ameaça de Mordor.

"Mordor Skip Beat Ostinnato": Acompanhamento com variações, ouvida nas cenas de Gandalf andando em Minas Tirith e antes dos Espectros subirem o Amon Sul.

"Mordor Outline": Apenas ouvida de fundo no final da Batalha dos Magos (Gandalf X Saruman) como um constante ribombar de tambores. Será mais desenvolvida nos próximos filmes.

Isengard

"Isengard": Também utilizando-se de trompetes, ele age como o anúncio de uma nova era na Terra-Média trazida por Saruman, a era da máquina. Ouvido em todas as cenas de Isengard.

"Five Beat Pattern": Tema de percussão que segue essa medida de cinco, representando os orcs, raça guerreira e selvagem. Recebe sons metálicos quando se mistura ao tema de Isengard, simulando os sons das máquinas de Saruman.

Terceira Era da Terra-Média

"Power of Mordor": Tema variado que se utiliza de percussão e pode ser ouvido na hora que Frodo mostra o Um Anel no Conselho de Elrond, quando Saruman fecha as portas de Orthanc prendendo Gandalf e quando este traduz para Frodo a inscrição no Anel em Bolsão.

Elfos

Os temas élficos são sempre acompanhados por corais femininos.

"Arwen Revealed": Ouvido na sua primeira aparição. Apesar do Rivendell também ser aplicado a ela; como uma representante livre do seu povo, este tema revela ser sua essência, independente em suas escolhas.

"Rivendell": Tema que representa o ocaso da civilização élfica. Ouvido assim que Frodo desperta e sai para passear com Sam em Valfenda. Dividido musicalmente em duas partes:

- os arpejos instrumentais, que podem ser ouvidos na cena da chegada de Legolas, Gimli e Boromir em Valfenda, no final da conversa entre Elrond e Gandalf e logo depois de Boromir pegar Narsil, representando a linhagem de Elros - a humana, e;

- o canto dos corais, representando a linhagem de Elrond - a élfica.

"The Diminishment of the Elves": mais um tema ligado a Arwen, ouvido na cena em que Elrond pede para Aragorn deixar Arwen partir. Representa o conceito éfico de fim, em relação a sua partida da Terra-Média e entendimento da morte.

"Lórien": Há um clima mais ameaçador neste tema representando os segredos e perigos ocultos da Floresta Dourada. O monocórdio, o sarangi, a flauta bérbere, os violoncelos e corais contribuem para torná-la exótica e etérea.

"Evenstar": O tema de amor para Aragorn e Arwen, um amor maduro comprometido com a responsabilidade. Ouvido em as Duas Torres, quando Aragorn lembra de Arwen.

Anões

"Moria": Tema ouvido melhor durante a fuga da Sociedade de Moria, e início de as Duas Torres. Melodia ascendente.

"Dwarrowdelf": Representando a tristeza e beleza do Reino dos Anões, assim como sua sina, é desenvolvida durante a chegada da Sociedade nos Salões Superiores.

"Dark Places of the World": Assim que Gimli salta a fenda você ouve este trecho, ligado aos perigos de Moria, são duas notas potentes tocadas nos trompetes.

"Dwarf End Cap": divertido e relacionado com o Hobbit End Cap, ouvido durante o desafio da bebida em Edoras.

Sociedade do Anel

"Fellowship of the Ring": Fanfarra heróica pela primeira vez desenvolvida completamente no final do Conselho de Elrond.

"Heroics of Aragorn": Ouvido na primeira aparição de Aragorn em Bree e melhor desenvolvida na cena de luta dele com os Uruks no Amon Hen, representa a coragem e heroísmo dele. Por vezes confundido com o tema Fellowship of the Ring por sua similaridade intencional, aquele tema como parte deste representando a importância de Aragorn na Sociedade.

Os Homens e seu Mundo

"Realm of Gondor (in Decline)": Tema que se usa de sopros ouvido melancolicamente enquanto Boromir fala no Conselho. Retorna bem mais desenvolvido no último filme.

"Minas Tirith": Enquanto Aragorn e Boromir conversam em Lórien é possível se admirar com este tema, carregado de esperanças. Tocado por trompetes de prata, representa tudo que a humanidade pode vir a ser, se escolher o caminho mais nobre.

"Realm of Gondor (in Ascension)": Quando da chegada de Gandalf em Minas Tirith no Retorno do Rei, o Heroics of Aragorn funde-se na porção final do tema Gondor in Decline, criando este tema.

"Rohan Fanfare": Representando o reino de Rohan, sua marca é o toque do violino norueguês. Ouvido nas cenas de Edoras em as Duas Torres.

"Éowyn Shieldmaiden of Rohirrim": Em compasso ternário, representa Éowyn como uma mulher independente. Ouvido quando ela deixa o Palácio e observa a chegada de Gandalf.

"Éowyn and Théoden": Mantém a mesma harmonia do tema anterior, só que é mais desenvolvida. Representa o relacionamento entre ela e o rei. Primeira vez ouvida logo após a cura do rei Théoden.

"Éowyn and Aragorn": Inicia muito similar as anteriores mas converge para um tom mais emocional 4/4. Ouvida na despedida dos dois no Vale Harg em o Retorno do Rei. Utiliza o som mais profundo de um violino duplo.

Criaturas da Terra-Média

"Watcher in the Water": Melodia estranha em três notas ouvida quando a Sociedade espera Gandalf abrir o Portão de Moria. Os sons graves fazem alusão ao perigo submerso no lago.

"Cave Troll": Ouvido no momento em que o troll ataca Frodo, ao fundo ouve-se um tambor descompassado representando o movimento desajeitado mas perigoso da criatura.

"Balrog": Tema agressivo tocado logo depois que Gandalf alerta sobre o perigo do Balrog que se aproxima deles e que devem fugir.

Gollum

"Pity of Gollum": Lírico, lento e triste, caracteriza o sofrimento e angústia de Gollum, tocado no oboé. Ouvido logo depois da cena em que Gollum encontra o Um Anel. Aparece cada vez menos, até que em o Retorno do Rei só surge em variantes agressivas, indicando a resolução assassina da criatura.

"Menace of Gollum": Ameaçador, ouvido a primeira vez em as Duas Torres, na cena em que Gollum desce o rochedo para atacar os hobbits. Tocado no címbalo.

Álbuns

As gravações da trilha sonora foram inicialmente lançadas em álbuns de um único disco, que seguiram próximas das datas de lançamento dos filmes. Todos os álbuns da trilha sonora da trilogia, foram liberados através da Reprise Records.

LotR - The Fellowship of the Ring

Duração: 71min e 24s

A trilha sonora original para a Sociedade do Anel foi liberada em 20 de novembro de 2001. Ao contrário dos álbuns posteriores de disco único, a sua faixa de abertura não contém o tema "History of the Ring" e a capa não possui imagens do poster de cinema ou da capa do DVD do filme.

Faixas do CD(título e duração):

1. "The Prophecy" - 3:54

2. "Concerning Hobbits" - 2:55

3. "The Shadow of the Past" - 3:33

4. "The Treason of Isengard" - 4:01

5. "The Black Rider" - 2:48

6. "At the Sign of the Prancing Pony" - 3:14

7. "A Knife in the Dark" (feat. Edward Ross) - 3:34

8. "Flight to the Ford" - 4:15

9. "Many Meetings" - 3:05

10. "The Council of Elrond" (feat. Enya) - 3:49

11. "The Ring Goes South" - 2:03

12. "A Journey in the Dark" - 4:20

13. "The Bridge of Khazad-dûm" (feat. Mabel Faletolu) - 5:57

14. "Lothlórien" (feat. Miriam Stockley e Elizabeth Fraser) - 4:34

15. "The Great River" - 2:43

16. "Amon Hen" - 5:02

17. "The Breaking of the Fellowship" (feat. Edward Ross) - 7:21

18. " May It Be " (feat. Enya) - 3:31

LotR - The Two Towers

Duração: 72min e 46s / 77min e 9s(edição limitada)

A trilha sonora original de As Duas Torres foi liberada em 10 de dezembro de 2002. Mas também foi lançada uma edição limitada, contendo uma faixa adicional "Farewell to Lórien".

Faix - 2:28

1. "Foundations Of Stone"

2. "The Taming Of Smeagol"

3. "The Riders Of Rohan"

4. "The Passage Of The Marshes"

5. "The Uruk-hai"

6. "The King Of The Golden Hall"

7. "The Black Gate Is Closed"

8. "Evenstar" (feat Isabel Bayrakdarian)

9. "The White Rider"

10. "Treebeard"

11. "The Leave Taking"

12. "Helm's Deep"

13. "The Forbidden Pool"

14. "Breath Of Life" (feat Sheila Chandra)

15. "The Hornburg"

16. "Forth Eorlingas" (feat Ben Del Maestro)

17. "Isengard Unleashed" (feat Elizabeth Fraser & Ben Del Maestro)

18. "Samwise The Brave"

19. "Gollum's Song" (Performed By Emiliana Torrini)

LotR - The Return of the King

Duração: 72min e 5s

A trilha sonora original do Retorno do Rei foi liberada em 25 de novembro de 2003. A sua faixa final "Into The West" cantada por Annie Lennox e recebeu o Oscar de Melhor Canção Original em 2004.

Faixas do CD (título e duração):

1. "A Storm Is Coming" - 2:52

2. "Hope and Memory" - 1:45

3. "Minas Tirith" (feat. Ben Del Maestro ) - 3:37

4. "The White Tree" -3:25

5. "The Steward of Gondor" (feat. Billy Boyd )- 3:53

6. "Minas Morgul" - 1:58

7. "The Ride of the Rohirrim" - 2:08

8. "Twilight and Shadow" (feat. Renée Fleming ) -3:30

9. "Cirith Ungol" - 1:44

10. "Andúril" - 2:35

11. "Shelob's Lair" - 4:07

12. "Ash and Smoke" - 3:25

13. "The Fields of the Pelennor" -" 3:26

14. "Hope Fails" - 2:20

15. "The Black Gate Opens" - 4:01

16. "The End of All Things" (feat. Renée Fleming) - 5:12

17. "The Return of the King" (feat. Viggo Mortensen and Renée Fleming) - 10:14

18. "The Grey Havens" - 5:59

19. " Into the West " (feat. Annie Lennox ) - 5:49