Oliveira (família)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Oliveira (apelido))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Escudo de armas de uma das famílias Oliveira.

Oliveira é um apelido de família em Portugal, ou sobrenome no Brasil, da onomástica da língua portuguesa. Tem raízes toponímicas, tendo sido tirado da designação do Paço de Oliveira, na freguesia de Santa Maria de Oliveira, concelho de Arcos de Valdevez. Nem todos que possuíam o apelido eram marranos, na verdade, a família oliveira original do século XIII não era de origem judia. A descendência dos Oliveiras nobres antes da adoção do apelido atual é muito antiga, data dos tempos clássicos. Os Oliveiras descendem de antigos aristocratas romanos da gens Oliva.

A primeira família que adotou este nome por apelido é de remotas origens, a ela pertencendo o arcebispo de Braga D. Martinho Pires de Oliveira, que instituiu um rico morgadio em Évora, herdado pela descendência de seu pai, Pedro Oliveira. As armas antigas dos Oliveiras, são talvez tão antigas que antecedem o nascimento das chamadas regras da armaria ou, pelo menos, da sua aplicação em Portugal.

Brasão de armas[editar | editar código-fonte]

Uma das famílias Oliveira teve suas armas de brasão de vermelho, uma oliveira de verde. Modernamente, e decerto para as fazer condizer com tais regras, passaram a ser: de vermelho, uma oliveira de verde, perfilada e frutada de ouro, e arrancada de prata. Timbre: a oliveira do escudo.

Ao longo dos séculos os Oliveira foram[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referência[editar | editar código-fonte]