Osmar & Osmailson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2017). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Osmar & Osmailson
Informação geral
Origem Porto da Folha, SE
País  Brasil
Gênero(s) Forronejo,Sertanejo, romântico
Período em atividade 1993 - 2012
Integrantes Antônio José, João Lima

Osmar & Osmailson foi uma dupla sertaneja brasileira formada pelos irmãos Antônio José (18 de maio de 1975) e João Lima (11 de maio de 1974). O primeiro CD da dupla foi gravado em 2001 e as músicas "24 horas de amor" e "no banco do carro" marcou sucesso em quase todo Nordeste brasileiro. Atualmente a dupla faz carreira solo, Osmar com o nome de "Osmar Morais" e Osmailson com o nome "Osmailson Lima".

Biografia e carreira artística[editar | editar código-fonte]

Nascidos no sertão brasileiro, no estado de Sergipe, nas proximidades de Porto da Folha e Poço Redondo, os irmãos Antonio José e João Lima, além de enfrentarem as dificuldades dos rebentos sertanejos despontaram na música, onde mais tarde, passaram a levar o nome, respectivamente, de dupla sertaneja Osmar & Osmailson.

Desde cedo eles trabalharam na roça por necessidade de sobrevivência, assim como na lavoura do milho, feijão e outras culturas associadas.

Quando completaram os seus dez anos de idade o pai presenteou-os com uma radiola, e nesse aparelho musical veio um disco de toada. Como eles já tinham habilidades em instrumentos musicais não encontraram dificuldades em soltar os primeiros duetos em toadas, fato que despertou a atenção da vizinhança e também de donos de circos e touradas que apareciam na região. Estes passaram a convidá-los a se apresentarem nas arenas e picadeiros. Devido a distancia em que se localizavam tais lugares, eles andavam quilômetro a pé ou até mesmo a jumento para realizarem as suas apresentações.

O pior na vida da dupla veio a acontecer quando os seus pais se separaram matrimonialmente. No entanto, o que mais marcou suas vidas foi ver sua mãe "Maria dos Santos", ao ralar a única espiga de milho que dispunha. Momento pelo qual decidiram investir na musica, visto que, as apresentações em troca de merrecas, quase nem dava para suprir suas necessidades.

Em 1993, com um violão emprestado de sua prima "Amélia", a dupla decide mudar de ritmo para moda sertaneja, pois até então cantavam toadas e vaquejada. Tal mudança acontece por se inspirarem nas duplas Chitãozinho e Xororó e Zezé de Camargo e Luciano. Devido às suas participações na rádio Fm Xingó, de Canindé de São Francisco-SE, passaram a ser conhecidos em vários municípios da região. Foi ainda nesse momento que o nome da dupla passou a existir "Osmar e Osmailson.

O ano de 1999 foi marcado pela primeira turnê da dupla realizada na cidade de salvador, pois essa ida a capital baiana durou cinco anos, realizando shows.

O primeiro CD da dupla foi gravado em 2001 e teve intitulação "24 horas de amor". Foi após o lançamento deste CD que a dupla conseguiu destaque na mídia baiana, sergipana e alagoana, o que resultou um total de até dois shows por noite, aos finais de semanas. Em 2001 através da musica "no banco do carro" a dupla foi premiada com medalha de ouro "qualidade do Brasil". Atualmente Osmar e Osmailson tem 06 (seis) CDs e 01 (um) DVD gravado, conhecidos no nordeste através da imprensa escrita, falada e televisiva,[1][2][3][4]


Referências