ownCloud

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

ownCloud é um sistema de computador mais conhecido como "serviço de armazenamento e sincronização de arquivos". Como tal, ownCloud é muito semelhante ao amplamente usado Dropbox, cuja principal diferença é que ownCloud é gratuito e open-source, e permitindo assim qualquer um de instalar e operar sem custo em um servidor privado, sem limite de espaço de armazenamento (com exceção da capacidade do disco rígido) ou o número de clientes conectados.

História[editar | editar código-fonte]

Frank Karlitschek, um desenvolvedor KDE, começou a desenvolver ownCloud em janeiro de 2010, a fim de fornecer uma alternativa em código aberto aos sistemas de armazenamento com código proprietário.

ownCloud é integrado com o desktop GNOME. [1] Integração do ownCloud com o software colaborativo Kolab começou a partir de 2013.[2] Projetos adicionais que usam ou conectam com ownCloud incluem um projeto Raspberry Pi para criar um sistema de armazenamento em nuvem menor e de baixo consumo de eletricidade usando o Raspberry Pi.[3]

Situação Atual[editar | editar código-fonte]

Em Junho de 2016, Frank Karlitschek entrou em desacordo com a política adotada pelo ownCloud que privilegiava o suporte da versão paga do software e criou o Nextcloud como um fork totalmente open source do mesmo.

Referências

  1. «Integrate ownCloud in GNOME». gnome.org. Consultado em 1 de Janeiro de 2014 
  2. «ownCloud integration». kolab.org. Consultado em 1 de Janeiro de 2014 
  3. «Raspberry Pi Owncloud (Dropbox Clone)». raspberrypihelp.net. Consultado em 1 de Janeiro de 2014