ownCloud

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ownCloud é um sistema de computador mais conhecido como "serviço de armazenamento e sincronização de arquivos". Como tal, ownCloud é muito semelhante ao amplamente usado Dropbox, cuja principal diferença é que ownCloud é gratuito e open-source, e permitindo assim qualquer um de instalar e operar sem custo em um servidor privado, sem limite de espaço de armazenamento (com exceção da capacidade do disco rígido) ou o número de clientes conectados.


OwnCloud
Logótipo
OwnCloud
Desenvolvedor Comunidade OwnCloud GmbH
Plataforma Multiplataforma
Lançamento 2010 (13–14 anos)
Idioma(s) Multilingue
Gênero(s) Computação em nuvem
Licença AGPL v3
Página oficial owncloud.com
Cronologia
Nextcloud

História[editar | editar código-fonte]

Frank Karlitschek, um desenvolvedor KDE, começou a desenvolver ownCloud em janeiro de 2010, a fim de fornecer uma alternativa em código aberto aos sistemas de armazenamento com código proprietário.

ownCloud é integrado com o desktop GNOME. [1] Integração do ownCloud com o software colaborativo Kolab começou a partir de 2013.[2] Projetos adicionais que usam ou conectam com ownCloud incluem um projeto Raspberry Pi para criar um sistema de armazenamento em nuvem menor e de baixo consumo de eletricidade usando o Raspberry Pi.[3]

Situação Atual[editar | editar código-fonte]

Em Junho de 2016, Frank Karlitschek entrou em desacordo com a política adotada pelo ownCloud que privilegiava o suporte da versão paga do software e criou o Nextcloud como um fork totalmente open source do mesmo.

Referências

  1. «Integrate ownCloud in GNOME». gnome.org. Consultado em 1 de Janeiro de 2014 
  2. «ownCloud integration». kolab.org. Consultado em 1 de Janeiro de 2014. Arquivado do original em 29 de março de 2015 
  3. «Raspberry Pi Owncloud (Dropbox Clone)». raspberrypihelp.net. Consultado em 1 de Janeiro de 2014