Pégaso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a constelação, veja Pegasus. Para a figura heráldica, veja Pégaso (heráldica).
Belerofonte e Pégaso

Pégaso (em grego: Πήγασος; romaniz.:Pégasos), na mitologia grega, é um cavalo alado[1] símbolo da imortalidade. Sua figura é originária da mitologia grega, presente no mito de Perseu e Medusa. Pégaso nasceu do sangue de Medusa quando foi decapitada por Perseu.

Belerofonte matou a poderosa Quimera, montando Pégaso após domá-lo com ajuda de Atena e do cabresto de ouro, que em seguida tentou usá-lo para chegar ao Monte Olimpo. Mas Zeus fez com que ele derrubasse seu cavaleiro fazendo uma vespa o picar, e Belerofonte morreu devido à grande altura. Zeus o recompensou transformando-o na constelação de Pégaso, onde deveria dali em diante ficar ao serviço dos deuses. Outra história diz que quando Zeus mandou a vespa e Belerofonte caiu, Atena ordenou que o chão ficasse macio, assim ele não morreria pela queda.

Referências

  1. Pégaso (mitologia) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-09-10 14:01:21]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$pegaso-(mitologia)
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pégaso
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.