PAOK BC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
PAOK BC
Π.Α.Ο.Κ. Κ.Α.Ε.
PAOK BC logo.png
Nome
Alcunhas "A Águia de duas cabeças do Norte"
Fundação 1928 (90 anos)
Ginásios PAOK Sports Arena
Capacidade 8.142
Localização Thessaloniki Municipal Flag.png Tessalônica
 Grécia
Presidente Sérvia Bane Prelević
Treinador Grécia Soulis Markopoulos
Patrocinadores Grécia Prime Insurence
Material Esportivo Espanha Luanvi
Liga Grécia Liga Grega
União Europeia Liga dos Campeões
Website Sítio Oficial
editar

O PAOK BC (grego:Π.Α.Ο.Κ. Κ.Α.Ε.), conhecido em competições continentais como PAOK Tessalônica, é o departamento de basquetebol pertencente ao clube multi-desportivo PAOK (Panthessalonikios Athlitikos Omilos Konstantinopoliton), originalmente fundado em 1926 na cidade de Tessalônica. O departamento foi fundado por Alekos Alexiadis, membro do conselho diretor do clube e entusiasta da modalidade que foi motivado pela abertura da Associação Cristã de Moços na cidade[1].

O clube que hoje está relegado às ligas europeias menores, obteve seus melhores resultados nos anos 90 com a conquista da Liga Grega na temporada 1991-92 após 32 anos de jejum, a Copa da Grécia em 1994-95 (quebrando jejum de 10 anos sem títulos) e 1998-99, o terceiro lugar na Euroliga 1991-92 após perder nas semifinais para o Benneton Treviso e por fim os títulos continentais da FIBA Copa Saporta de 1990-91 e da FIBA Copa Korać de 1993-94.

Grandes nomes passaram pelas fileiras do PAOK BC durante a sua história como o destacado sérvio Predrag Stojaković, Panagiotis Fasoulas, Nikos Stavropoulos, Rasho Nesterovič, Walter Berry e Dejan Tomašević[1].

Referências

  1. a b «HISTORY - General - PAOK BC Official Web Site». www.paokbc.gr. Consultado em 29 de janeiro de 2016.