Paddy Jones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Paddy Jones
Nome completo Sarah Patricia Jones
Nascimento 1 de julho de 1934 (83 anos)
Stourbridge,  Inglaterra,  Reino Unido
Nacionalidade inglesa
Cônjuge David (1956/57–2003)
Filho(s) 4
Ocupação dançarina

Sarah Patricia Jones (1 de julho de 1934) é uma dançarina de salsa britânica, mais conhecida por ganhar o show de talentos espanhol Tú sí que vales ao lado de seu companheiro de dança Nico em 2009. Em 2014, Paddy e Nico competiram na oitava série de Britain's Got Talent, onde terminaram em nono lugar no geral.[1] [2]

Ela é o atual detentora do recorde do Guinness World Records da "Dançarina de Salsa Acrobática mais velha do mundo".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Paddy nasceu em Stourbridge, Inglaterra. Ela começou a dançar dança clássica quando tinha 2 anos e meio e com 15 anos começou a tomar aulas em mais disciplinas.[3] No entanto, ela deixou a dança aos 22 anos quando se casou com o marido, David. Eles se mudaram para Gandia, na Espanha, em 2001, quando seu marido se aposentou, mas David morreu de leucemia em 2003.[4]

Após a morte de seu marido, Paddy decidiu fazer aula de flamenco na academia de dança de Nicolás "Nico" Espinosa, onde aprendeu a dançar a salsa e formou a dupla de dança de salsa chamada "Son del Timbal" com Nico (que é 40 anos mais novo do que ela).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Tú sí que vales[editar | editar código-fonte]

Paddy & Nico entraram no show de talentos espanhóis, Tú sí que vales, eventualmente ganhando o show em 2 de dezembro de 2009. Eles também ganharam 10.000 euros e fama global depois de serem comparados com Susan Boyle.[5]

Split[editar | editar código-fonte]

Após o sucesso internacional, Paddy & Nico competiram em Bailando 2010 (a versão argentina de Dancing with the Stars). Uma vez que foram votados fora do Showmatch (na rodada 11), a relação da dupla estava cheia. Nico, decidiu que era hora de seguir em frente, fechando o bar que ele correu em Gandia, na Espanha, onde Paddy morava e se afastou da área. Nico já mudou de volta para Gandia e os jovens estão novamente atuando em congressos de Salsa ao redor do mundo.

Britain's Got Talent[editar | editar código-fonte]

Em 2014, Paddy & Nico fez uma audição para a oitava série de Britain's Got Talent. Sua audição foi transmitida pela ITV no Reino Unido em 12 de abril. No final da audição, a juíza Amanda Holden usou seu Buzzer dourado para enviar o par diretamente às meias-finais.[6] No dia 29 de maio, foi relatado que Paddy & Nico teriam que se retirar do show depois que Paddy quebrou sua costela enquanto ensaiava uma nova rotina com Nico, com Amanda Holden expressando sua decepção: "Desde que eu vi pela primeira vez a dança de Paddy, eu me apaixonei por ela ... E eu realmente acho que ela poderia ter ganhado todo o show".[7] [8] No entanto, no dia seguinte, foi anunciado que Paddy & Nico ainda competiriam no show, com a saúde de Paddy melhorando desde a lesão, e ela recebeu os médicos. Paddy disse que havia dito aos produtores do show que acreditava que ela estava "apta para dançar", comentando que "O Britain's Got Talent é algo que eu quero muito".[9] Paddy e Nico foram submetidos às finais do show em 31 de maio, passando as semifinais com três votos favoráveis ​​dos juízes sobre a cantora Bailey McConnell. Eles realizaram outra rotina na final ao vivo em 7 de junho de 2014, chegando no 9.º lugar.

Em 2015, eles participaram sob o nome de "Paddy & Nicko" na versão alemã do show: "Das Supertalent". Eles chegaram à final em 12 de dezembro de 2015. Eles terminaram em nono lugar, de doze candidatos.

La France é um talento incrível[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2016, Paddy & Nico audicionaram para a versão francesa do talento britânico, La France, um talento incrível. Eles receberam um voto unânime para a próxima rodada.

Festival de Sanremo 2018[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2018, Paddy é um convidado especial na 68ª edição do Festival de Sanremo, dançando durante três das cinco noites nas notas da música "Una vita in vacanza" da banda italiana "Lo Stato Sociale"

Referências

  1. «UK granny Spain's answer to Susan Boyle - CNN.com» (em inglês) 
  2. «guinnessworldrecords.eu - This website is for sale! - guinnessworldrecords Resources and Information.». www.guinnessworldrecords.eu. Consultado em 29 de junho de 2017. 
  3. «The Times & The Sunday Times». www.timesonline.co.uk (em inglês). Consultado em 29 de junho de 2017. 
  4. «Salsa siesta for 'Paddy' Jones as partner bows out». www.expressandstar.com (em inglês). Consultado em 29 de junho de 2017. 
  5. "Olé! Brit gran win". The Sun. 10 December 2009. Retrieved 2 August 2011.
  6. «Britain's Got Talent 2014, first auditions, review». Telegraph.co.uk (em inglês) 
  7. «BGT: Paddy and Nico forced to withdraw». Digital Spy (em inglês). 29 de maio de 2014 
  8. «Amanda "devastated" as Paddy and Nico forced to pull-out of BGT» 
  9. «Breaking News: Paddy and Nico fit for BGT semi-final»