Parque Nacional Pirin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque Nacional Pirin 

Vista de um lago entre as Montanhas Pirin

Tipo Nacional
Critérios N (vii) (viii) (ix)
Referência 225 en fr es
Região Europa
Países Bulgária
Coordenadas 41° 40′ N, 23° 30′ L
Histórico de inscrição
Inscrição 1983

Nome usado na lista do Património Mundial

  Região segundo a classificação pela UNESCO

O Parque Nacional Pirin é um parque nacional da Bulgária, com uma área de 274 km² e com uma altitude que vai de 1 008 a 2 914 metros, que abrange grande parte das Montanhas Pirin. Foi estabelecido em 8 de novembro de 1962 e no ano de 1983 foi reconhecido como patrimônio mundial.

Vista interna do parque

O parque situa-se na província de Blagoevgrad, a região mais ao sul do país, no território de sete municípios: Bansko, Gotse Delchev, Kresna, Razlog, Sandanski, Simitli e Strumyani. Não há lugares populosos em seu território. Duas reservas naturais estão localizadas dentro dos limites do Parque Nacional de Pirin: Bayuvi Dupki – Dzhindzhiritsa e Yulen. A Bayuvi Dupki – Dzhindzhiritsa é uma das mais antigas da Bulgária, estabelecida em 1934 pela UNESCO.

Parque Nacional Pirin

Pirin é conhecido por seus 118 lagos glaciais, sendo o maior e o mais profundo deles o Lago Popovo. O parque possui as geleiras mais meridionais da Europa. As florestas cobrem 57,3% da área dos parques e quase 95% são florestas de coníferas. A idade média das florestas é de 85 anos. A árvore mais antiga da Bulgária, o pinheiro de Baikushev, está localizada no parque. A fauna do Parque Nacional Pirin é diversificada e inclui 45 espécies de mamíferos, 159 espécies de aves, 11 espécies de répteis, 8 espécies de anfíbios e 6 espécies de peixes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.