Parque Nacional Vicente Pérez Rosales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque Nacional Vicente Pérez Rosales
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Parque Nacional Vicente Pérez Rosales
Cachoeiras no interior do parque
Localização Região de Los Lagos, Chile
Dados
Área 2,530 km2
Criação 1926
Gestão Corporación Nacional Forestal

O Parque Nacional Vicente Pérez Rosales está localizado na província de Llanquihue, Região de Los Lagos, Chile.[1] Foi criado em 1926 e é o mais antigo do país. Abrange uma área de 253.780 ha e alturas variando de 50 até 3.491 metros.

O parque contém trechos de mata virgem com grandes áreas cobertas com árvores nativas como coigues, Ulmeiros, olivillos e murta.

O parque faz fronteira com a Argentina, dentro de sua área está localizado o Lago Todos los Santos. O lago tem águas verde-esmeralda e é rodeado por três vulcões cobertos de neve que também pertencem ao parque: o vulcão Osorno, Puntiagudo e a colina Tronador.

Em seu interior se encontra o rio Petrohué, conhecido pelas quedas de mesmo nome e onde a torrente do rio desliza sobre grandes rochas. No local há também várias trilhas marcadas para caminhadas que terminam na mata nativa.

O Lago Todos los Santos foi descoberto pelos Jesuítas que viveram no arquipélago de Chiloé, estes buscavam uma rota para os pampas, com a intenção de instalar uma missão lá. A expedição partiu do mar, penetrou no estuário de Reloncaví até Ralún, descobrindo mais tarde que atravessaram o lago para o leste, seguindo o que é agora a rota internacional Perez Rosales. Os Jesuítas continuaram a fazer essa rota até abandonarem a sua missão no Lago Nahuel Huapi em 1718, passando o lago ao esquecimento. O lago foi redescoberto no Século XIX quando exploradores escalaram o vulcão Osorno, avistando o lago à leste.

Referências

  1. «Parque Nacional Vicente Pérez Rosales» (em espanhol). Consultado em 15 de outubro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Chile é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.