Saltar para o conteúdo

Partido Português: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Albmont (discussão | contribs)
m Que horror, sete anos sem fontes!
Linha 11: Linha 11:
{{esboço-história}}
{{esboço-história}}


[[Categoria:Partidos políticos extintos do Brasil]]
[[Categoria:Partidos políticos extintos do Brasil]] Isso tudo por exemplo, causou a independência do Brasil

Revisão das 16h53min de 18 de junho de 2013

O Partido Português foi um partido político brasileiro criado em 1822, ligado à figura do Imperador D. Pedro I e defensor dos interesses da alta burocracia do Estado e dos comerciantes portugueses ligados ao antigo comércio colonial.

Contexto

Durante a regência de D. Pedro IV/I (1821-1822), aconteceu um processo conhecido como "politização das ruas": o centro do Rio de Janeiro, agora lar de cafés e outros espaços de socialização, tornou-se um local de discussão, onde pessoas (intelectuais, trabalhadores etc) encontravam-se para debater sobre vários assuntos políticos, entre eles o futuro do Brasil. Com isso surgiram duas vertentes de pensamento: o Partido Brasileiro e o Partido Português.

Os membros do Partido Português, durante a Regência de D. Pedro, eram favoráveis à recolonização do Brasil, já que, no geral, beneficiavam-se com a condição de colônia do país. Depois da independência, durante a Assembleia Constituinte de 1823, passaram a defender um governo centralizado e forte, capaz de derrotar as tendências separatistas que se verificavam no Império.

Vale ressaltar que, apesar de ser chamado de "Partido" e estar incluso na categoria "Partidos políticos do Brasil", o Partido Português não era efetivamente um partido político formalmente constituído no sentido moderno do termo, mas sim uma corrente de opinião.

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Isso tudo por exemplo, causou a independência do Brasil