Passo da Forclaz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Colo da Forclaz
Col de la Forclaz
Passo de montanha
Colo des Montets
País Suíça
Região Flag of Canton of Valais.svg Valais
Localidades mais próximas Trient
Altitude 1 526 m m
Colo da ForclazCol de la Forclaz está localizado em: Suíça
Colo da Forclaz
Col de la Forclaz
Coordenadas 46° 03' 27" N 7° 0' 06" E

O passo da Forclaz - Col de la Forclaz em francês - é um colo a 1 526 m, no maciço do Monte Branco, que se situa no cantão suíço do Valais entra a cidade de Martigny e a localidade de Trient.

O colo é uma passagem alpina importante pois que é a ligação natural entre o vale do Ródano do lado Suíço, com o vale do Arve do lado Francês, pois que depois de Trient a estrada, assim como a Linha Saint-Gervais-les-Bains-Le Fayet, se dirige a Chamonix-Mont-Blanc, depois de ter passado o colo das Montets.

Uma primeira estrada na Forclaz - do latim furca, forquilha - foi aberta em 1824, pois que até essa altura era por um trilho e de mula que se o passava, mas só foi empedrada em 1957. O colo ficou a ser conhecido depois dos trabalhos, e mais tarde as expedições, que Horace Bénédict de Saussure fez ao Monte Branco

Depois de Trient há uma passagem muito bela, estreita, e muito apreciada, a Tête Noire, que ainda são mais impressionantes quando se acede às Grotte aux Nymphes através de 120 m de pequenas pontes em madeira.

Referências