Paulino de Milão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Paulino.

Paulino de Milão (em latim: Paulinus Mediolanensis), conhecido também como Paulino, o Diácono (em latim: Paulinus Diaconus), foi um notário de Ambrósio de Milão e seu biógrafo. Sua obra é a única biografia de Ambrósio baseada num relato contemporâneo e foi escrita a pedido de Agostinho de Hipona[1]. Nela consta a data de 422[2].

Contra os pelagianos[editar | editar código-fonte]

Em 411, em Cartago, Paulino foi contra Celéstio, um defensor do pelagianismo[3], e os procedimentos foramis foram descritos por Agostinho em "Sobre o Pecado Original". Paulino propôs seis teses definindo as visões pelagianas como heresia e Celéstio desistiu de tornar-se um presbítero em Cartago, mudando para Éfeso[4].

Paulino foi convocado a Roma em 417 para se justificar[5], mas, com apoio local, recusou-se a aparecer diante do papa Zósimo. No ano seguinte, o papa levou em consideração o apoio que ganhou o anti-pelagianismo e condenou tanto Celéstio quanto Pelágio[6].

Referências

  1. Ambrose of Milan: Keeper of the boundaries | Theology Today | Find Articles at BNET.com
  2. Craig Alan Satterlee, Ambrose of Milan's Method of Mystagogical Preaching (2002), p. 33.
  3. Serge Lancel, Saint Augustine (2002), p. 327.
  4. Wikisource-logo.svg "Pelagius and Pelagianism" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.
  5. M. Lamberigts, The Condemnation of the Pelagians, p. 365, in Theo L. Hettema, Arie van der Kooij (editors), Religious Polemics in Context (2004).
  6. Philippe Levillain, The Papacy: An Encyclopedia (2002), p. 1641.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Mary Simplicia Kaniecka (1928), Vita sancti Ambrosii, mediolanensis episcopi, a Paulino eius notario ad beatum Augustinum conscripta
  • M. Pellegrino (editor) (1961), Paolina di Milano, Vita di S. Ambrogio
  • Émilien Lamirande, Paulin de Milan et la "Vita Ambrosii": Aspects de la religion sous le Bas-Empire