Saltar para o conteúdo

Sítio Arqueológico da Pedra Pintada: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Holdfz (discussão | contribs)
Desfeita a edição 35814863 de 177.135.26.14
Linha 10: Linha 10:
==Sítios homônimos==
==Sítios homônimos==


Assim como outros dois sítios (um localizado em [[Monte Alegre]] e outro em [[Minas Gerais]]), este sítio recebeu o nome de Pedra Pintada, ocasionando em diversos casos o equívoco de se considerar que é este o sítio escavado por [[Anna Roosevelt]]; esta escavou a [[Caverna da Pedra Pintada]] localizada em Monte Alegre, na [[Serra da Paituna]] e lá encontra datações de aproximadamente 11.200 anos.
Assim como outros dois sítios (um localizado em [[Monte Alegre]] e outro em [[Minas Gerais]]), este sítio recebeu o nome de Pedra Pintada, ocasionando em diversos casos o equívoco de se considerar que é este o sítio escavado por [[Anna Roosevelt]]; esta escavou a [[Caverna da Pedra Pintada]] localizada em Monte Alegre, na [[Serra da Paituna]] e lá encontra datações de aproximadamente 112.000 anos.


{{ref-section}}
{{ref-section}}

Revisão das 22h26min de 11 de abril de 2014

Nota: Pedra Pintada redireciona para este artigo; se procura pela caverna de mesmo nome, veja Caverna da Pedra Pintada.
Pedra Pintada.

A Pedra Pintada é uma formação rochosa considerada um sítio arqueológico encontrada no Estado de Roraima. Tem mais de 35 metros de altura, numa altitude de 83 metros em relação ao nível do mar. Dentro da pedra encontra-se uma caverna na qual foram encontradas pinturas rupestres, pedaços de cerâmicas, machadinhas, contas de colar, entre outros artefatos. Por fora da rocha, há pinturas em cor branca rosada — daí o nome Pedra Pintada.

Por estar atualmente no interior da reserva indígena São Marcos, a visitação ao sítio só é concedida pela Fundação Nacional do Índio.

Localiza-se a 140 quilômetros da capital do estado, Boa Vista, no sul do município de Pacaraima, com acesso pela BR-174 e RR-400.

Sítios homônimos

Assim como outros dois sítios (um localizado em Monte Alegre e outro em Minas Gerais), este sítio recebeu o nome de Pedra Pintada, ocasionando em diversos casos o equívoco de se considerar que é este o sítio escavado por Anna Roosevelt; esta escavou a Caverna da Pedra Pintada localizada em Monte Alegre, na Serra da Paituna e lá encontra datações de aproximadamente 112.000 anos.

Referências


O local possui sítio arqueológico (arte rupestre brasileira) de interesse histórico e turístico!


Ícone de esboço Este artigo sobre cavernas brasileiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.