Pedro Luís de Sousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro Luís de Sousa
Nascimento 1460
Açores
Cidadania Portugal

Pedro Luís de Sousa também conhecido como Pero Luís de Sousa do Brasil (Ribeira Seca, ilha de São Jorge, Açores, 1460 — ?) foi um latifundiário português de origem nobre que terá vindo do reino (Portugal continental), para a ilha Terceira com o seu pai Fernão Luís de Sousa, natural de Santarém.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi um terratenente de origem nobre dono de terras na ilha Terceira, especificamente de um monte conhecido como Monte Brasil, um antigo vulcão extinto, mesmo em frente à cidade de Angra do Heroísmo. Segundo os historiadores terá tomado o nome Brasil desses terrenos.

Pedro Luís vendeu o referido Monte Brasil em 1496 a João Vaz Corte Real, um navegador português do Século XV e profundamente ligado ao descobrimento da Terra Nova. Teve terras de sesmaria na Calheta, ilha de São Jorge onde viveu antes de partir para o Brasil com um destacamento de colonos, para o Rio Grande do Sul, onde foi o fundador de uma dinastia que perdura até aos nossos dias no actual município de Viamão.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Fernão Luís de Sousa, natural da cidade de Santarém e casado com Margarida de Sousa (Leonardes). Casou com Catarina Anes Pires, nascida em 1460 e irmã de Pedro Anes Rebelo e parente de Maria Abarca, esposa do João Vaz Corte Real, já referido, o que terá contribuído por razões familiares para a vendo do Monte Brasil.

Deste casamento nasceram:

1 – Inês Pires, casada com João Valido.

2 – Gaspar Nunes Brasil, casado com Marta Simoa.

3 – Isabel Pires de Sousa casada com André Gonçalves Teixeira.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre figuras históricas dos Açores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.