Pedro Meireles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro Meireles
Informação geral
Nome completo Pedro Sequeira Pires Meireles
Também conhecido(a) como Meireles
Nascimento 03 de junho de 1981 (42 anos)
Origem Porto
País Portugal
Gênero(s) Música Clássica, Música de câmara
Ocupação(ões) Violinista, professor
Instrumento(s) Violino, Viola
Gravadora(s) Harmos Records

Pedro Meireles (Porto 3 de Junho de 1981) é um violinista português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou a estudar violino com a sua mãe Maria Filomena Pires aos 5 anos de idade e com 9 anos ganhou o seu primeiro concurso: "Juventude Musical Portuguesa". Foi também 1˚ prémio no concurso "Parnaso" em 1993, 2˚ prémio para a melhor interpretação da peça Portuguesa no Concurso Internacional de violino Júlio Cardona – classe B em 1997 e 1999, 1˚ prémio no concurso "Jovens Músicos" da RDP – nível médio em 1998 e nível superior em 2000 e 1˚ prémio no concurso "Winfred Little - Violin Prize" em 2003. Estudou violino com os professores Carlos Fontes e Suzanna Lidegran no Conservatório de Música do Porto onde terminou o curso com nota máxima. Estudou também com o Prof. Gerardo Ribeiro.

Estreou-se como solista com a Orquestra do Norte aos doze anos e desde então tocou também com, a Orquestra de Câmara do Conservatório de Música do Porto, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra Gulbenkian, entre outras. Em 2004 graduou-se com honras e prémio foundation award pelo seu exame final na Royal Academy of Music em Londres, onde segue presentemente estudos com o prof. Howard Davis. Gravou para a RDP, RTP e R.A.M. label. Foi bolseiro da Fundação Eng. António de Almeida, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Musicians Benevolent Fund.

Pedro Meireles começou a estudar viola de arco como 2˚ instrumento na Royal Academy of Music em Londres com o Prof. Matthew Souter e desde então foi galardoado com o 3˚, 2˚ e 1˚ prémios no "Max Gilbert Viola Award" em 2002, 2003 e 2004. Foram-lhe também atribuídos o 3˚ e 2˚ prémios no "Theodore Holland Award" em 2002 e 2004 assim como o 2˚ prémio no "Concurso de Interpretação do Estoril" e no "Croydon Symphony Orchestra International Soloist Prize" em 2003. Em 2004, Pedro foi o vencedor do "Prémio Jovens Músicos" e do "Prémio Maestro Silva Pereira" da RTP.

Em 2007, foi membro do júri do "Prémio Jovens Músicos" e em 2009 do "Concurso de Stª. Cecília" no Porto. Tem dado masterclasses anuais no "Curso Silva Monteiro".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Tem CDs gravados pela Numérica, Naxos e Harmos Records e gravou para a RDP e RTP em variadas ocasiões.

  • "Divertimenti - Haydn - Seis divertimentos para flauta violino e violoncelo", onde interpreta Haydn com seu pai Luís Meireles ao violino Ken Ichinose no violoncelo (2009)
  • "Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim - Obras Encomendadas" à viola (2006)

Referências


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.