Pedro de Braga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro
Arcebispo da Igreja Católica
Arcbishoppallium.png
Arcebispo de Braga

Título

Primaz das Espanhas
Ordenação e nomeação
Nomeado arcebispo 1071
Dados pessoais
Morte 1096?
Funções exercidas Bispo de Meneido
Arcebispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Pedro de Braga (???? - 1096) foi o primeiro arcebispo após a restauração da Arquidiocese de Braga em 1071. Foi nomeado pelo rei Dom Sancho II de Castela. Trabalhou na recuperação da cidade e da Sé de Braga,[1] mas com a morte de D. Sancho II, seu sucessor, D. Afonso VI o perseguiu e mandou prender em um mosteiro, onde veio a falecer.[2]
O documento nº145 do Liber Fidei, descreve o seu empenho da maneira seguinte: "Este é o inventario das heranças que o Bispo de Braga D. Pedro, de santa memoria, adquiriu por sua virtude. Porque, como a Igre­ja de Braga estivesse destruida e não tivesse pastor que a defen­desse, o veneravel Pedro recebeu o oficio de seu prelado e, das muitas herdades que antigamente pertenceram a esta metropole, recuperou, segundo as suas forças, todas as que atrás ficam no­meadas e, não satisfeito com isso, trabalhou incansavelmente, en­ quanto viveu, para que a sua Igreja alcançasse a honra e digni­dade, que lhe eram devidas"[3].


Referências

  1. Cunha, pág. 468
  2. Universidade de Coimbra, pág. 16-17.
  3. Brandão, Frei António em Monarchia Lusitana, III, fl. 12.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Vistrário
como bispo
Brasão arquiepiscopal
Arcebispo Primaz de Braga

1071 - 1091
Sucedido por
São Geraldo de Moissac
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.