Peremech

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Peremech

O Peremech (em tártaro: пәрәмәч / pərəməç / pärämäç; em russo:беляш, belyash), é um bolinho de massa frita com origem na culinária Tártara do Volga, e muito comum nas Culinária Russa e Culinária Bashkir[1][2].Pode ser feito de massa com ou sem fermento, geralmente é recheado com carne bovina moída e cebola picada. Alternativamente, o peremech pode ter o recheio de batata ou queijo.

O peremech tem um formato de disco achatado com um orifício circular no meio. A forma é bastante similar à vatrushka russa.

Tradicionalmente o peremech é servido com caldo, qatiq (uma espécie de iogurte) ou ayran.

A versão recheada com carne é popular na Rússia e em outras ex-repúblicas soviéticas, onde geralmente são referidos como belyash (pl. belyashi)[1]. Esse termo surgiu na segunda metade do século 20 e possivelmente deriva da palavra tártara, bəleş, que se refere à uma torta assada com recheio de carne e batata. O waq-bəleş, tem a forma similar ao peremech, mas é assado e não frito.

Assim como o pirozhki e o chiburekki, os belyashi são típicas comidas de rua em algumas regiões da Rússia e da ex-Urss.[3]


Referências

  1. a b Alan Davidson (2014). The Oxford Companion to Food. [S.l.]: Oxford University Press. ISBN 978-0199677337 
  2. Татарская кухня. Изделия из теста (em russo). [S.l.]: DirectMEDIA. pp. 5797. ISBN 978-5-998-91091-3 
  3. Светлана Семенова, ed. (2014). Блины и блинчики (em russo). [S.l.]: Книжный клуб "Клуб семейного досуга". ISBN 978-9-661-47252-4