Peripatopsidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma caixa taxonómicaPeripatopsidae
Peripatoides novaezealandiae 11.JPG

Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Filo: Onychophora
Família: Peripatopsidae
Gêneros
ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Peripatopsidae

Peripatopsidae é uma família de Onychophora com animais relativamente primitivos, restritos às zonas temperadas do hemisfério sul (Austrália, Tasmânia, Nova Zelândia, África do Sul e Chile). Possuem de 14 a 25 pares de pernas. Glândulas salivares sem reservatório. Órgãos coxais ausentes, glândulas crurais presentes em ambos os sexos. Gonóporos entre o último par de pernas. Ovário com óvulos exógenos (folículos ovarianos projetando-se para dentro da hemocele), sem placenta.

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ruppert, Edward E.; Fox, Richard S.; Barnes, Robert D.. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. São Paulo: Roca, 2005. ISBN 978-85-7241-571-2
Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.