Phyllanthus emblica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPhyllanthus emblica
Phyllanthus officinalis.jpg
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Phyllanthaceae
Gênero: Phyllanthus
Espécie: P. emblica
Nome binomial
Phyllanthus emblica
L.[1]
Sinónimos

A Phyllanthus emblica, conhecida como sarandi,[2] emblica,[1][3], emblica mirobalam,[1] mirobalam,[3] groselha indiana,[1][3] arvore malaca,[3] ou amla[3] do Sânscrito amalaki e uma arvore decíduo da família Phyllanthaceae. É conhecida por seu fruto comestível do mesmo nome. Eé uma árvore de porte pequeno nativa da Ásia tropical e cultivada como medicinal.

Morfologia e colheita da planta[editar | editar código-fonte]

A árvore é de tamanho pequeno a médio, atingindo 1 a 8 metros de altura. Os ramos não são desprovidos de pelos glabrosos ou cobertos com pelos finos, 10 e 20 cm de comprimento, geralmente de folhas caducas; As folhas são simples, subsessilas e ajustadas ao longo dos ramos, verde claro, parecidas com folhas pinadas. As flores são de amarelo esverdeado. O fruto é quase esférico, amarelo claro e esverdeado, bastante liso e duro na aparência, com seis listras verticais ou sulcos.

Ao amadurecer no outono, as bagas são colhidas manualmente depois de escalar os galhos superiores com os frutos. No gosto da população da India é azedo, amargo e adstringente, e é bastante fibroso. Na Índia, é comum comer emblica mergulhado em água salgada e pó de pimenta vermelha para tornar as frutas azedas palatáveis.

Significado cultural e religioso[editar | editar código-fonte]

Frutas com folhas jovens e botões de flores.

A árvore é considerada sagrada pelos hindus como Deus Vishnu que acreditam habitar nele. A árvore é adorada em Amalaka Ekadashi(Índia).

Referências

  1. a b c d «Phyllanthus emblica information from NPGS/GRIN». US Department of Agriculture. Consultado em 6 de março de 2008 
  2. «Definição de 'sarandi' no Dicionário Eletrónico Estraviz». www.estraviz.org. Consultado em 25 de outubro de 2016 
  3. a b c d e Lim, T.K. (2012). «Phyllanthus emblica». Edible Medicinal And Non-Medicinal Plants. [S.l.]: Springer Netherlands. pp. 258–296 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Phyllanthus emblica
Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.