Atherina presbyter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Piarda)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAtherina presbyter
guelro ou piarda
Atherina presbyter
Atherina presbyter
Estado de conservação
Espécie não avaliada
Espécie não avaliada
Não avaliada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Atheriniformes
Família: Atherinidae
Género: Atherina
Linnaeus, 1758
Espécie: A. presbyter
Nome binomial
Atherina presbyter
G. Cuvier, 1829

Atherina presbyter G. Cuvier, 1829, conhecida pelos nomes comuns de piarda ou, na Madeira, guelro, é uma espécie de pequeno peixe pelágico nerítico pertencente à família Atherinidae, com distribuição natural no nordeste do Oceano Atlântico, desde o Categate às Canárias e Cabo Verde, e na parte ocidental do Mediterrâneo. A espécie forma cardumes que permanecem próximo da superfície em torno de baixios, por vezes em zona de água salobra, mas que se deslocam para águas mais profundas durante o inverno.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

É um peixe pequeno, de até 12 cm de comprimento. Apresenta duas barbatanas dorsais, com 7-9 raios espinhosos e numerosos raios cartilagíneos. Na barbatana na anal apresenta um raio ósseos e 14-17 raios cartilagíneos. A cabeça é grande em comparação com o corpo, com grande olhos.

Trata-se de uma espécie de água salobra e marinha. Atinge os 14 cm de comprimento padrão , com base de indivíduos de sexo indeterminado.

A coloração geral do corpo é cinzento prateado, com uma banda prateada, brilhante, da cabeza à cauda. Não apresenta linha lateral.

A espécie é comum nas costas europeais do Atlântico, desde os 60º Norte (Dinamarca) até aos 14º Norte (Cabo Verde e Canárias). Penetra no Mediterrâneo ocidental.

Apesar do seu pequeno tamanho é objecto de pescaria comercial nas regiões costeiras onde ocorre, com destaque para a Madeira e Canárias, sendo considerada um peixe de bom sabor. Contudo, a maior parte das capturas destina-se à produção de isco, principalmente para utilização na pesca dos grandes pelágicos, nomeadamente do atum.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Encontra-se presente em Portugal, onde é uma espécie nativa e ocasional.

Os seus nomes comuns são peixe-rei ou piarda.

Notas

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ríos Panisse, M. Carmen: Nomenclatura de la flora y fauna marítimas de Galicia (Invertebrados y peces). Anejo 7 (1977) de Verba.
  • Costa F. Atlante dei pesci dei mari italiani Mursia 1991 ISBN 8842510033
  • Louisy P., Trainito E. (a cura di) Guida all'identificazione dei pesci marini d'Europa e del Mediterraneo. Milano, Il Castello, 2006. ISBN 888039472X
  • Tortonese E. Osteichthyes, Calderini, 1975

Ligações externas[editar | editar código-fonte]