Pico Gnifetti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pico Gnifetti / Signalkuppe
O Pico Gnifetti ao fundo e Pico Zumsteisn em primeiro plano
Pico Gnifetti / Signalkuppe está localizado em: Alpes
Pico Gnifetti / Signalkuppe
< Localização nos Alpes
Coordenadas 45° 55' 38" N 7° 52' 37" E
Altitude 4554 m (14941 pés)
Proeminência 102 m
Cume-pai: Pico Dufour, Maciço do Monte Rosa
Listas 4000s dos Alpes
Localização Piemonte,  Itália
Valais, Suíça
Cordilheira Alpes valaisanos
Primeira ascensão 9 de agosto de 1842 por Giovanni Gnifetti, Cristoforo Ferraris, Cristoforo Grober, Giacomo e Giovanni Giordani, Giuseppe Farinetti
Rota mais fácil pelo Refúgio Gnifetti ou Refúgio Margherita

Pico Gnifetti (em italiano: Punta Gnifetti ou em alemão: Signalkuppe) é o nome de um dos picos do Monte Rosa, cujo maciço faz de fronteira Itália-Suíça, de um lado com o Piemonte, Itália e do outro com o Valais, Suíça.

Com 4554 m de altitude é um dos cumes dos Alpes com mais de 4000 m, e no seu cimo encontra-se o refúgio de montanha mais alto da Europa, a Cabana Rainha Margarida construída para a visita da rainha Margarida de Saboia, rainha de Itália que lhe deixou o nome.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

O nome de Gnifetti provém do Giovanni Gnifetti, pároco de Alagna Valsesia que o subiu pela primeira vez a 9 de agosto de 1842 com Cristoforo Ferraris, Cristoforo Grober, Giacomo e Giovanni Giordani, Giuseppe Farinetti e dois guias.

Por outro lado, o nome em alemão Signalkuppe, literalmente o cimo do sinal, provém do facto de no pico se encontrar um obelisco rochoso.

O pico Gnifetti é a vertente mais frequentada e a mais fácil dos picos do Monte Rosa e na vertente sul encontra-se o já referido "cimo do sinal" que serve de ponto geodésico da rede primária do IGM (em italiano: Istituto Geografico Militare) denominado 029901 Punta Gnifetti [1]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pico Gnifetti

Referências