Pista Cláudio Coutinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pista Cláudio Coutinho, Rio de Janeiro: acesso.
Pista Cláudio Coutinho, Rio de Janeiro: ermida.
Pista Cláudio Coutinho, Rio de Janeiro.
Pista Cláudio Coutinho, Rio de Janeiro.

A Pista Cláudio Coutinho, também conhecida como Caminho do Bem-te-Vi e Estrada do Costão, localiza-se na Praia Vermelha, no bairro da Urca, na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil. O seu nome é uma homenagem ao ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol Cláudio Coutinho, antigo formando da Escola de Educação Física do Exército.

Integra o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, criado pelo Decreto Municipal nº 26.578 de 1 de Junho de 2006.

Inaugurada pelo Exército Brasileiro no final da década de 1980, tem a extensão de 1,25 km, com marcação de distância a cada 50 metros. Circunda o Morro da Urca, com acesso a partir da praia Vermelha. Através algumas trilhas a partir dela é possível ter acesso ao Morro do Pão de Açúcar.

Em área militar, é utilizada principalmente por desportistas, corredores e também por turistas. Também é utilizado para a pesca, nas pedras que descem em direção ao mar. É proibida a sua utilização como ciclovia, assim como a entrada de animais domésticos. As crianças só podem entrar acompanhadas por adultos.

A fauna e a flora no local são ricas, com espécies nativas e exóticas. Diversos exemplares de pau-brasil foram plantados no local pelos militares.

No seu acesso, por uma ladeira de cerca de 100 metros, encontra-se uma pequena ermida.

A pista encontra-se aberta diariamente, das 6h às 18h.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pista Cláudio Coutinho