Pointe-Noire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a cidade do Caribe, veja Pointe-Noire (Guadeloupe).
Pointe-Noire 
  Cidade  
Pointe-Noire
Pointe-Noire
Pointe-Noire
Localização
Coordenadas 4° 48' S 11° 51' O
País República do Congo
Características geográficas
População total (2007) 1 100 000 hab.

Pointe-Noire (pronúncia: Puénte-Nuarre) ou Ponta Negra[1] é a segunda maior cidade e principal centro comercial da República do Congo. No censo realizado em 1996 possuía 455 131 habitantes, para início de 2005, a população estimada era de 663 400 habitantes.

A cidade é também um departamento. Até 2003 Pointe-Noire fazia parte da região (departamento) de Kouilou.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Pointe-Noire está localizada na Baía da Ponta Negra, no Oceano Atlântico, e se desenvolveu em função da indústria petrolífera, dos seus portos e da indústria da pesca. Seu nome significa "Ponte Negra" em francês.

As principais atrações de Point-Noire são suas praias, muito procuradas para a prática do surf. As noites de Pointe-Noire são animadas pelas suas boates, pouco frequentadas pelos habitantes locais, e muito conhecidas pelos expatriados que estão no país por tempo limitado.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1923, a cidade passa a ser o terminal marítimo do Caminho de Ferro Congo—Oceano (CFCO), a mais importante e vital linha ferroviária brazavile-congolesa.[2]

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia de Pointe-Noire é baseada na exploração do petróleo e nas atividades portuárias. Por se tratar de uma cidade portuária, é muito comum encontrar pratos com peixe e frutos do mar, nos mais variados cafés existentes pela cidade.

O Grande Mercado, "Le Grand Marché", é o maior mercado de rua da República do Congo, com cerca de 15 quilómetros quadrados de extensão, abrigando mais de 150 lojas, e milhares de barracas. Por dia, estima-se que cerca de 15 mil pessoas passem pelo "Le Grand Marché". Estima-se que 50% da renda da população da classe pobre tenha alguma relação com o comércio praticado no mesmo.

Referências

  1. O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal tem um consulado em Ponta Negra, utilizando esta grafia.
  2. John Frank Clark, Samuel Decalo, Historical Dictionary of Republic of the Congo, Scarecrow Press, USA, 2012, p. 365
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da República do Congo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.