Pointe-Noire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a cidade do Caribe, veja Pointe-Noire (Guadeloupe).
Pointe-Noire 
  Cidade  
Pointe-Noire
Pointe-Noire
Coordenadas 4° 48' S 11° 51' O
País República do Congo
População (2007)
 - Total 1 100 000

Pointe-Noire (pronúncia: Puénte-Nuarre) ou Ponta Negra[1] é a segunda maior cidade e principal centro comercial da República do Congo. No censo realizado em 1996 possuía 455 131 habitantes, para início de 2005, a população estimada era de 663 400 habitantes.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Pointe-Noire está localizada na Baía de Pointe-Noire, Oceano Atlântico, e se desenvolveu em função da indústria petrolífera e da indústria da pesca. A cidade é também um departamento. Até 2003 Pointe-Noire fazia parte da região (departamento) de Kouilou. Seu nome significa "Ponte Negra" em francês.

As principais atrações de Point-Noire são suas praias, muito procuradas para a prática do surf. As noites de Pointe-Noire são animadas pelas suas boates, pouco frequentadas pelos habitantes locais, e muito conhecidas pelos expatriados que estão no país por tempo limitado.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1923, ele é escolhido para ser o terminal da ferrovia Congo-Ocean (CFCO). [2]

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia de Pointe-Noire é baseada na exploração do petróleo, e atividades portuárias.

Por se tratar de uma cidade portuária, é muito comum encontrar pratos com peixe e frutos do mar, nos mais variados cafés existentes pela cidade.

O Grande mercado, "Le Grand Marchê" é o maior mercado de rua da República do Congo, com cerca de 3,2 por 5 Km de extensão variável, conta com cerca de 150 lojas, e milhares de barracas. Por dia, estima-se que cerca de 15 mil pessoas passem pelo "Le Grand Marché", e 50% da renda da população da classe pobre, tenha alguma relação com o comércio praticado no mesmo.

Referências

  1. O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal tem um consulado em Ponta Negra, utilizando esta grafia.
  2. John Frank Clark, Samuel Decalo, Historical Dictionary of Republic of the Congo, Scarecrow Press, USA, 2012, p. 365
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da República do Congo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.