Ponte de Vadollano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2011). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ponte de Vadollano
Vista da Ponte sobre o rio Guarrizas
Nome oficial Puente de Vadollano
Arquitetura e construção
Design Pedra
Mantida por Junta de Andaluzia
Data de abertura Século III a.C.
Dimensões e tráfego
Comprimento total 10 m
Tráfego Sem trânsito
Pedágio Não
Geografia
Cruza Rio Guarrizas
Localização Flag of Spain.svg Espanha

A Ponte de Vadollano é uma ponte em arco de origem romana, situado no município de Linares, província de Jaén (Espanha), a 9 km desta localidade, e nas proximidades da estrada A-312, na direção do município de Arquillos, passando sobre o rio Guarrizas.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma ponte de um único arco, de Abóbada de berço, com estribos apoiados em uma rocha e construído em Silharia.

Está integrada no sítio denominado El Piélago, declarado Monumento Natural pela Junta de Andaluzia e que se estende até o município de Vilches. Trata-se de uma paisagem de rochas graníticas, pelo qual passa o rio Guarrizas, em duas espetaculares cascatas, salvando desta forma a chamada Falha de Linares. É rodeado por um bosque de oliveiras, com presença de freixos, e possui uma interessante fauna avícola: Milhafre-preto, Alvéola, Garça Real, Pato-real, etc.

História[editar | editar código-fonte]

Sua construção data do Século III a.C. e parece que pertenceu à calçada romana denominada Via Hercúlea, que unia a antiga Oretânia com o levante.

Referências

  1. Rubio Fernández, Juan: Rincones de Jaén, Diario Jaén Ed., Andújar, 2002, pag.142

Ligações externas[editar | editar código-fonte]