Porta Nigra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Porta Nigra
Porta Nigra por volda de 1900

O portal da cidade de Trier, chamado de Porta Nigra (latim: portão negro) na Idade Média por causa das pedras escurecidas pelo tempo, data do século III;.[1][2] seu nome original em latim não foi preservado.

A estrutura de defesa da Alemanha ainda impressiona por seu tamanho: 36 metros de comprimento, 21,5 metros de largura e 30 metros de altura. Duas passagens levam a um pátio interno, com duas fileiras de galerias de defesa com grandes janelas. Há duas torres na lateral do portão - uma de quatro andares, a oeste, e outra não terminada com apenas três andares, a leste. Toda a estrutura é feita de grandes blocos de arenito, presos por barras de ferro, sem argamassa.

No século XII, a construção foi transformada na igreja de São Simeão (de dois andares), função que manteve até o início do século XIX.

Referências

  1. Karen Allihn (12 de janeiro de 2018). «So alt ist die Porta Nigra wirklich». faz.net (em alemão). Frankfurter Allgemeine Zeitung. Consultado em 26 de setembro de 2020 
  2. «Largest Roman city gate north of the Alps finally dated». dw.com (em inglês). 12 de janeiro de 2018. Consultado em 26 de setembro de 2020 
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Porta Nigra