Portal:Água/Artigo seleccionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Artigo selecionado


O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a hidrologia.
Mais artigos selecionados Leia mais...



Poluição da água é a degradação da qualidade da água a ponto de:
  • prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
  • criar condições adversas às atividades sociais e económicas;
  • afetar desfavoravelmente a biota( conjunto de todos seres vivos de um determinado ambiente ou de um determinado período.);
  • afetar desfavoravelmente as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;
  • lançar matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais
Mais artigos selecionados Leia mais...



A escassez de água é a falta de recursos de água doce para atender à demanda padrão de água. A escassez de água pode ser causada por secas, falta de chuvas ou poluição. A escassez de água foi listada em 2019 pelo como um dos maiores riscos globais em termos de impacto potencial na próxima década. É manifestada pela satisfação parcial ou inexistente da demanda expressa, competição econômica pela quantidade ou qualidade da água, disputas entre usuários, esgotamento irreversível das águas subterrâneas e impactos negativos sobre o meio ambiente. Dois terços da população global (4 bilhões de pessoas) vivem em condições de severa escassez de água pelo menos 1 mês por ano
Mais artigos selecionados Leia mais...



Água potável é a água de qualidade suficiente para consumo humano, tanto para se beber como para preparar alimentos. Globalmente, em 2012, 89% das pessoas tinham acesso a água adequada para beber. Quase 4 bilhões de pessoas têm acesso a água encanada, enquanto outras 2,3 bilhões têm acesso a poços d'água ou torneiras públicas. 1,8 bilhões de pessoas usam fontes de água não potável que podem estar contaminada por fezes. Isso pode resultar em infecções intestinais tais como cólera e febre tifoide entre outras.

No entanto, no ano de 2017, a Organização Mundial de Saúde em seu relatório do Programa de Monitoramento Conjunto de 2017, feito em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, afirmou que o número de pessoas sem acesso à água potável subiu para cerca de 2,1 bilhões, ainda no ano de 2015.

Mais artigos selecionados Leia mais...



A hidrologia (do grego Yδωρ (hydor), "água"; e λόγος (logos), "estudo") é a ciência que estuda a ocorrência, distribuição e movimentação da água no planeta Terra. A definição atual deve ser ampliada para incluir aspectos de qualidade da água, ecologia, poluição e descontaminação.
Mais artigos selecionados Leia mais...