Portal:Artes marciais/Biografia selecionada/8

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jigoro Kano (嘉納 治五郎? Mikaje, 28 de outubro de 1860 – Hikawa Maru, 4 de maio de 1938) foi um educador japonês, atleta e fundador do Judô. Juntamente com o Ju-Jutsu, o Judô foi uma das primeiras artes marciais japonesas a ganhar reconhecimento internacional generalizado e a primeira a se tornar um esporte Olímpico oficial. Inovações pedagógicas atribuídas a Kano incluem o uso de faixas pretas e brancas e a introdução do grau dan para mostrar a classificação relativa entre os membros de um estilo de arte marcial. Máximas bem conhecidas atribuídas a Kano incluem "bom uso de energia" (精力善用 seiryoku zen'yō?) e "benefício mútuo" (自他共栄 jita kyōei?).

Em sua vida profissional, Kano foi um educador. Nomeações importantes incluíram servir como diretor de educação primária para o Ministério da Educação (文部省 Monbushō?) de 1898 a 1901 e como presidente da Escola Normal Superior de Tóquio de 1900 a 1920. Ele desempenhou um papel fundamental na inclusão do judô e do kendo nos programas escolares públicos japoneses na década de 1910.

Kano também foi um pioneiro do esporte internacional. As conquistas incluíram ser o primeiro membro asiático do Comitê Olímpico Internacional (COI) (serviu de 1909 a 1938); representar oficialmente o Japão na maioria dos Jogos Olímpicos realizados entre 1912 e 1936; e servir como porta-voz principal para a candidatura do Japão para os Jogos Olímpicos de 1940.

Suas honrarias e condecorações oficiais incluíram a Primeira Ordem do Mérito e a Grande Ordem do Sol Nascente e o Terceiro Grau Imperial. Kano foi incluído como o primeiro membro do Hall da Fama da Federação Internacional de Judô (FIJ) em 14 de maio de 1999.