Portal:Artes marciais/Biografia selecionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arquivo 1[editar código-fonte]

Hans Lundgren (Estocolmo, 3 de novembro de 1957), mais conhecido pelo nome artístico de Dolph Lundgren, é um ator, diretor e lutador de artes marciais sueco. Ele pertence a uma geração de atores de cinema que sintetizam o estereótipo herói de ação, ao lado de Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Mel Gibson, Chuck Norris, Steven Seagal e Jean-Claude Van Damme. É também o ator que mais matou em filmes, no total de 1 107 mortes.

Lundgren foi aluno do Real Instituto de Tecnologia de Estocolmo, obtendo mais tarde seu Mestrado em engenharia química pela Universidade de Sydney, recebendo ainda uma prestigiada bolsa de estudos Fulbright para o MIT, mas decidiu dedicar-se a sua carreira de ator. Dolph também é faixa preta 3° Dan de karatê Kyokushin.



Arquivo 2[editar código-fonte]

Carlos Gracie (Belém, 14 de setembro de 1902Petrópolis, 7 de outubro de 1994) foi um mestre brasileiro de Jiu-Jitsu.

Considerado um dos criadores do sistema de arte marcial brasileira Gracie Jiu-Jitsu, junto com o irmão e aluno Hélio Gracie e, é o lutador precursor que tornou a família Gracie famosa. Carlos Gracie foi grão-mestre em jiu-jitsu brasileiro, faixa vermelha décimo grau.



Arquivo 3[editar código-fonte]

Morihei Ueshiba (植芝 盛平 Ueshiba Morihei?, 14 de dezembro de 1883 – 26 de abril de 1969) foi um mestre de artes marciais japonês e fundador da arte marcial do aikido. É frequentemente chamado de "o fundador" Kaiso (開祖?) ou Ōsensei (大先生/翁先生?), "Grande Professor".

Filho de um proprietário de terras de Tanabe, Ueshiba estudou diversas artes marciais na juventude e serviu no Exército Japonês durante a Guerra Russo-Japonesa. Após ser dispensado em 1907, mudou-se para Hokkaido como líder de um assentamento pioneiro; lá, conheceu e estudou com Sokaku Takeda, o fundador do Daitō-ryū Aiki-jūjutsu. Ao deixar Hokkaido em 1919, Ueshiba juntou-se ao movimento Ōmoto-kyō, uma seita xintoísta, em Ayabe, onde atuou como instrutor de artes marciais e abriu seu primeiro dojo. Acompanhou o líder do grupo Ōmoto-kyō, Onisaburo Deguchi, em uma expedição à Mongólia em 1924, onde foram capturados por tropas chinesas e retornaram ao Japão. No ano seguinte, teve uma profunda experiência espiritual, declarando que "um espírito dourado surgiu do solo, envolveu meu corpo e transformou meu corpo em um dourado." Após essa experiência, sua técnica de artes marciais tornou-se mais suave, com maior ênfase no controle do ki.



Arquivo 4[editar código-fonte]

Amanda Lourenço Nunes (Pojuca, 30 de maio de 1988) é uma ex-lutadora profissional brasileira de artes marciais mistas. Competiu no Ultimate Fighting Championship (UFC), onde é a ex-campeã peso pena feminino do UFC e duas vezes campeã peso galo feminino do UFC. Foi classificada como #1 no ranking peso por peso feminino do UFC na época de sua aposentadoria.

Amplamente considerada a maior lutadora de artes marciais mistas feminina de todos os tempos, Nunes é a primeira mulher a se tornar uma campeã de duas divisões do UFC, e a terceira lutadora a deter títulos do UFC em duas categorias de peso simultaneamente, depois de Conor McGregor e Daniel Cormier.



Arquivo 5[editar código-fonte]

Ronda Jean Rousey ( /ˈrzi/; Riverside, 1 de fevereiro de 1987) é uma atriz, dubladora e lutadora de luta livre profissional, artes marciais mistas e judô.

Rousey foi a primeira americana a ganhar uma medalha olímpica no judô (bronze), conquistada nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim. Ela também é ex-campeã do peso-galo do UFC, bem como foi a última campeã feminina do peso-galo do Strikeforce. Ela venceu 12 lutas de AMM consecutivas, seis delas no Ultimate Fighting Championship (UFC), perdendo posteriormente para Holly Holm em novembro de 2015. Onze dessas lutas Rousey venceu no primeiro assalto, nove delas por finalização. Rousey foi treinada por Gokor Chivichyan da Hayastan MMA Academy, e por Edmond Tarverdyan da Glendale Fighting Club.

Em maio de 2015, duas revistas classificaram Rousey como a atleta ativa mais "dominante". Em setembro do mesmo ano, uma votação feita pela ESPN a elegeu como a melhor atleta feminina de todos os tempos. Posteriormente, Rousey declarou ser a atleta mais bem paga do UFC, tanto entre os homens como entre as mulheres. Também em 2015, ela foi a terceira pessoa mais procurada no Google. Em janeiro de 2017, Rousey é classificada como a lutadora peso-galo nº 4 no mundo de acordo com o UFC e como a nº 9 segundo o Sherdog.



Arquivo 6[editar código-fonte]

José Aldo da Silva Oliveira Júnior (Manaus, 9 de setembro de 1986) é um ex-lutador brasileiro de MMA. Foi duas vezes campeão da categoria peso-pena do UFC e o último Campeão Peso-Pena do extinto World Extreme Cagefighting (WEC). Aldo recebeu o prêmio World MMA Awards de "Lutador do Ano de 2010".

Em 16 de junho de 2016, a Paris Filmes, Black Maria e a Globo Filmes lançaram o filme Mais Forte que o Mundo, que conta a história do lutador amazonense. Com raízes de família humilde, Aldo decidiu deixar o subúrbio de Manaus e ir em busca do sonho de se tornar atleta no Rio de Janeiro, história escrita por Afonso Poyart. Em 2017, a Globo, produziu um programa especial sobre José Aldo, com cenas do filme e material jornalístico.



Arquivo 7[editar código-fonte]

Mitsuyo Maeda (前田光世 Maeda Mitsuyo?), conhecido também como Conde Koma (Hirosaki, 18 de novembro de 1878Belém do Pará, 28 de novembro de 1941), foi um judoca japonês, naturalizado brasileiro como Otávio Maeda (pronúncia em português: [oˈtavju mɐˈedɐ]`). Junto com Antônio Soishiro Satake, outro japonês naturalizado brasileiro, foi pioneiro do judô em países como Brasil e Reino Unido, entre outros. Maeda foi fundamental para a criação do jiu-jitsu brasileiro, sendo chamado de Pai do jiu-jitsu brasileiro, pelos ensinamentos de artes marciais à família Gracie.

Era também um promotor da emigração japonesa ao Brasil. Maeda ganhou mais de 2 mil lutas profissionais em sua carreira. Suas realizações levaram-no a ser chamado de "O homem mais forte que já viveu".



Arquivo 8[editar código-fonte]

Jigoro Kano (嘉納 治五郎? Mikaje, 28 de outubro de 1860 – Hikawa Maru, 4 de maio de 1938) foi um educador japonês, atleta e fundador do Judô. Juntamente com o Ju-Jutsu, o Judô foi uma das primeiras artes marciais japonesas a ganhar reconhecimento internacional generalizado e a primeira a se tornar um esporte Olímpico oficial. Inovações pedagógicas atribuídas a Kano incluem o uso de faixas pretas e brancas e a introdução do grau dan para mostrar a classificação relativa entre os membros de um estilo de arte marcial. Máximas bem conhecidas atribuídas a Kano incluem "bom uso de energia" (精力善用 seiryoku zen'yō?) e "benefício mútuo" (自他共栄 jita kyōei?).

Em sua vida profissional, Kano foi um educador. Nomeações importantes incluíram servir como diretor de educação primária para o Ministério da Educação (文部省 Monbushō?) de 1898 a 1901 e como presidente da Escola Normal Superior de Tóquio de 1900 a 1920. Ele desempenhou um papel fundamental na inclusão do judô e do kendo nos programas escolares públicos japoneses na década de 1910.

Kano também foi um pioneiro do esporte internacional. As conquistas incluíram ser o primeiro membro asiático do Comitê Olímpico Internacional (COI) (serviu de 1909 a 1938); representar oficialmente o Japão na maioria dos Jogos Olímpicos realizados entre 1912 e 1936; e servir como porta-voz principal para a candidatura do Japão para os Jogos Olímpicos de 1940.

Suas honrarias e condecorações oficiais incluíram a Primeira Ordem do Mérito e a Grande Ordem do Sol Nascente e o Terceiro Grau Imperial. Kano foi incluído como o primeiro membro do Hall da Fama da Federação Internacional de Judô (FIJ) em 14 de maio de 1999.



Arquivo 9[editar código-fonte]

Anderson da Silva, mais conhecido como Anderson Silva ou Spider (São Paulo, 14 de abril de 1975), é um ex-lutador brasileiro-americano de artes marciais mistas e ex-Campeão Peso Médio do UFC. Silva conquistou 17 vitórias seguidas e 10 defesas de título consecutivas.

Dana White, presidente do UFC, junto com o comentarista Joe Rogan e vários especialistas em artes marciais mistas, nomearam Silva como um dos maiores artistas marciais mistos de todos os tempos. Silva foi incluído no Hall da Fama do UFC em julho de 2023.



Arquivo 10[editar código-fonte]

Lee Jun-fan (chinês tradicional: 李振藩; São Francisco, 27 de novembro de 1940Kowloon, 20 de julho de 1973), conhecido mundialmente como Bruce Lee, foi um artista marcial, ator, diretor de cinema, produtor cinematográfico, roteirista, instrutor de artes marciais, filósofo e autor sino-americano. Foi o fundador do Jeet Kune Do, uma filosofia híbrida de artes marciais derivada de diferentes disciplinas de combate, que, muitas vezes, é creditada por pavimentar o caminho para as Artes Marciais Mistas (do inglês, MMA: Mixed Martial Arts). Lee é considerado por comentaristas/críticos, pela mídia e por outros artistas marciais o mais influente artista marcial de todos os tempos e um ícone da cultura pop do século XX, que fez a ponte entre o Oriente e o Ocidente.

Lee é creditado por ter ajudado a mudar a maneira como os asiáticos eram apresentados nos filmes americanos. Filho da estrela de ópera cantonesa Lee Hoi-chuen, Bruce Lee nasceu na área de Chinatown, em São Francisco, nos Estados Unidos. Seus pais eram de Hong Kong (então, colônia britânica), por isso foi criado com sua família lá, em Kowloon. Foi apresentado à indústria cinematográfica por seu pai e apareceu em vários filmes como ator infantil. Lee mudou-se para os Estados Unidos aos 18 anos para receber seu ensino superior na Universidade de Washington em Seattle, e foi nessa época que começou a ensinar artes marciais. Seus filmes produzidos em Hong Kong e Hollywood elevaram o tradicional filme de artes marciais a um novo nível de popularidade e aclamação, tendo despertado um grande interesse na nação chinesa, que se mantém até os dias atuais. A direção e o tom de seus filmes influenciaram e mudaram radicalmente os filmes de artes marciais e as artes marciais em geral em todo o mundo.