Saltar para o conteúdo

Portal:Artes marciais/Biografia selecionada/5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ronda Jean Rousey (/ˈrzi/; Riverside, 1 de fevereiro de 1987) é uma atriz, dubladora e lutadora de luta livre profissional, artes marciais mistas e judô.

Rousey foi a primeira americana a ganhar uma medalha olímpica no judô (bronze), conquistada nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim. Ela também é ex-campeã do peso-galo do UFC, bem como foi a última campeã feminina do peso-galo do Strikeforce. Ela venceu 12 lutas de AMM consecutivas, seis delas no Ultimate Fighting Championship (UFC), perdendo posteriormente para Holly Holm em novembro de 2015. Onze dessas lutas Rousey venceu no primeiro assalto, nove delas por finalização. Rousey foi treinada por Gokor Chivichyan da Hayastan MMA Academy, e por Edmond Tarverdyan da Glendale Fighting Club.

Em maio de 2015, duas revistas classificaram Rousey como a atleta ativa mais "dominante". Em setembro do mesmo ano, uma votação feita pela ESPN a elegeu como a melhor atleta feminina de todos os tempos. Posteriormente, Rousey declarou ser a atleta mais bem paga do UFC, tanto entre os homens como entre as mulheres. Também em 2015, ela foi a terceira pessoa mais procurada no Google. Em janeiro de 2017, Rousey é classificada como a lutadora peso-galo nº 4 no mundo de acordo com o UFC e como a nº 9 segundo o Sherdog.