Portal:Brasil/Banco de destaques/40

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Águas de São Pedro é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à microrregião e Mesorregião de Piracicaba, localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 187 km. Ocupa uma área de 3,64 km², sendo o menor município paulista e o segundo menor município brasileiro em extensão territorial, sendo maior apenas que Santa Cruz de Minas (MG). Em 2010, sua população foi contada pelo IBGE em 2 703 habitantes, sendo então o 593º mais populoso de São Paulo e o último de sua microrregião.

A sede tem uma temperatura média anual de 22,4°C e na vegetação do município predomina atualmente a mata atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 1485 veículos. Sendo composto apenas por perímetro urbano, não possuindo zona rural, o município contava com quatro estabelecimentos de saúde em 2009. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,908, sendo o segundo melhor de São Paulo, como também o segundo melhor do Brasil, sendo superado em ambos por São Caetano do Sul, no mesmo estado.

Águas de São Pedro foi emancipado de São Pedro na década de 1940. Atualmente é formado pela cidade de Águas de São Pedro, sendo a sede seu único distrito, subdividida ainda em seus quatro bairros. Hoje é um dos onze municípios paulistas considerados como estâncias hidrominerais pelo governo do estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. A cidade é conhecida pelas suas águas hidrominerais de valor medicinal, tendo suas fontes naturais com alguns dos principais atrativos turísticos. Possui ainda dois grandes parques (Dr. Octavio Moura Andrade Parque Municipal e o Parque das Águas "José Benedito Zani"), além do mini jardim municipal, importantes áreas verdes do município.