Portal:Galiza/Arquivo de Biografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal:Galiza/Biografia/7

Carta enviada a Vicente Risco avisando-o de que a censura aprovara a sua obra Leria.

Francisco Fernández del Riego, nascido no lugar de Vilanova de Lourenzá (Lourenzá) a 7 de janeiro de 1913, e finado em Vigo a 26 de novembro de 2010 aos 97 anos, foi um intelectual galego. Desenvolveu desde os anos 30 um trabalho constante e reconhecido em prol da cultura galega que continuou até os seus últimos meses e que fez dele uma das personalidades mais destacadas da Galiza.



Portal:Galiza/Biografia/6

Porto de Bares, com o molhe pré-histórico. Maciñeira fez escavações neste porto

D. Federico Guillermo Maciñeira e Pardo de Lama (Mañón, Galiza, 3 de Setembro de 1870 - Ortigueira, Galiza, 25 de Janeiro de 1943). Foi arqueólogo e Membro Numerário da Real Academia Española de la Historia; foi um dos historiadores espanhóis com mais projeção no primeiro terço do século XX.

Embora a figura e a obra científica deste historiador galego fossem condenadas ao esquecimento por razões políticas, suas descobertas foram importantes para a reconstrução da História Antiga da Península Ibérica.



Portal:Galiza/Biografia/5

Manuel Rivas fotografado na década de 1980

Manuel Rivas Barrós é um escritor, poeta, ensaísta e jornalista galego.

Escreveu destacados livros de poemas, romances, artigos e ensaios literários. Considerado pela crítica como um revolucionário da literatura galega contemporânea sendo ele um personagem comprometido com a sua terra e com a sua cultura. Uma parte da sua produção editorial (os ensaios) deriva da sua prolífica carreira como jornalista. A criação literária originalmente está escrita em galego e atualmente é considerado como o escritor galego com mais projeção internacional.



Portal:Galiza/Biografia/4

Portada do livro The Pilgrimage of Etheria, numa tradução de 1919 por M.L. McClure e C.L

Egéria ou Etéria (em latim: Aetheria) foi a autora de um livro de viagens no século IV. Tudo parece indicar que nasceu na Galécia, "nas ribeiras mais afastadas do oceano ocidental", segundo documentos do século VII, embora (ao se perder a primeira parte da sua obra) haja autores que situem o seu nascimento na Aquitânia. A hipótese segundo a qual tratar-se-ia da irmã de Gala, de quem se refere São Jerome como esposa de Prisciliano, e sua qualidade de mulher independente e audaz, bem como sua origem galaica, serviram como base a alguns autores para a adscrever ao movimento priscilianista.



Portal:Galiza/Biografia/3

Inês de Castro, rainha consorte póstuma de Portugal

Inês de Castro (Galiza, 1320 ou 1325 - Coimbra, 7 de Janeiro de 1355), uma nobre galega, foi amada do futuro rei Pedro I de Portugal, de quem teve quatro filhos. Foi executada às ordens do pai deste, Afonso IV.

A tétrica cerimónia da coroação e do beija mão à rainha morta, que D. Pedro teria imposto à sua corte e tornar-se-ia numa das imagens mais vívidas no imaginário popular, terá provavelmente sido inserida nas narrativas do final do século XVI, depois da popularização do episódio d'Os Lusíadas. D. Pedro mandou construir os dois esplêndidos túmulos de D. Pedro I e de Inês de Castro no mosteiro de Alcobaça, para onde trasladou o corpo da sua amada Inês. Juntar-se-ia a ela em 1367 e os restos de ambos jazem juntos até hoje, frente a frente, para que, segundo a lenda «possam olhar-se nos olhos quando despertarem no dia do juízo final».



Portal:Galiza/Biografia/2

Estátua em Pontevedra

Alexandre Bóveda Iglesias (Ourense, 7 de Junho de 1903 - fuzilado no monte da Caeira, em Poio, a 17 de Agosto de 1936); foi um dos intelectuais galeguistas mais relevantes da Segunda República Espanhola na Galiza, chegando a ser o motor do Partido Galeguista, segundo palavras do próprio Castelao. Alexandre Bóveda é um dos mitos do galeguismo. Tornou-se mártir pela defesa da liberdade e dos seus ideais. Na data da sua morte celebra-se atualmente o Dia da Galiza mártir.



Portal:Galiza/Biografia/1

Rosalia de Castro

Rosalia de Castro (Santiago de Compostela, 21 de fevereiro de 1837Padrón, 15 de julho de 1885) foi uma escritora e poetisa galega.

Considerada como a fundadora da literatura galega moderna, o 17 de Maio, Dia das Letras Galegas é feriado por causa de ser a data de edição de Cantares Galegos. Sua obra esteve profundamente marcada pelas circunstâncias que rodearam sua vida: como sua origem, os problemas econômicos, a perda dos seus filhos e sua frágil saúde.