Portal:Grande Porto/Artigo seleccionado/8

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vila do Conde

Vila do Conde é uma cidade portuguesa com 29.731 habitantes em 2003. É sede de um município com 149,31 km² de área e 74.391 habitantes (2001), subdividido em 30 freguesias. Localizada na margem Norte da foz do rio Ave, Vila do Conde é um importante centro industrial, porto de pesca e zona balnear e turística.

A primeira referência a Vila do Conde é do ano de 953 no livro da condessa Mumadona Dias onde é referida como Villa de Comite. D. Sancho I apaixonou-se por D. Maria Pais levando a que a vila passasse a estar na posse desta. A sua tetraneta, D. Teresa Martins e o seu esposo Afonso Sanches, filho ilegítimo de D. Dinis, fundaram o Real Mosteiro de Santa Clara em 1318.

D. Manuel I concedeu-lhe foral em 1516, tendo a população da vila participado activamente nos descobrimentos portugueses. No século XIX, as Invasões Francesas causaram grandes danos à população. Perto da praia de Mindelo, em 1832, desembarcaram as tropas liberais do regente D. Pedro que lutavam contra o regime absolutista de D. Miguel. Em 1987 a vila foi elevada à categoria de cidade.