Portal:Iémen/Artigo selecionado/3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A República Democrática do Iêmen (português brasileiro) ou República Democrática do Iémen (português europeu) (em árabe: جمهورية اليمن الديمقراطية) foi proclamada em maio de 1994, no âmbito da guerra civil que se seguiu à unificação do Iêmen (1990). Com capital em Aden, foi liderada pelo vice-presidente Ali Salim al-Beidh e pelo primeiro-ministro Haidar Abu Bakr al-Attas do Iêmen unificado e representou uma reação dos antigos líderes do Iêmen do Sul, que se consideravam em desvantagem após a unificação e pretendiam voltar à situação anterior, separando-se novamente do Iêmen do Norte.

O proclamado Estado não conseguiu obter reconhecimento internacional, apesar de gozar da simpatia da Arábia Saudita e durou somente várias semanas — de 21 de maio a 7 de julho .

Seus líderes incluíam, além de figuras do Partido Socialista Iemenita, como al-Beidh e al-Attas, algumas personalidades de destaque na história do Iêmen do Sul, como Abdallah al-Asnag, forte opositor do governo de partido único do Partido Socialista Iemenita, na antiga República Popular Democrática do Iêmen.

Leia mais ...