Portal:Israel/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brasão de armas do Estado de Israel
Bandeira do Estado de Israel
Mapa de Localização

Israel (em hebraico: יִשְׂרָאֵל , Medinat Yishra'el), oficialmente Estado de Israel Loudspeaker.svg? מְדִינַת יִשְׂרָאֵל, é um país no Oriente Médio, na extremidade sudeste do Mar Mediterrâneo. É uma república democrática parlamentar fundada em 14 de Maio de 1948. É o único Estado judeu em todo o mundo.

Faz fronteira com o Líbano no norte, Síria e Jordânia ao leste e Egito no sudoeste. A capital do país e sede do governo é Jerusalém, que é também a residência do Presidente da nação, repartições do governo, suprema corte e o Knesset (parlamento). A Lei Básica estabelece que "Jerusalém, completa e unida, é a capital de Israel". Israel é o único país no Oriente Médio considerado como uma democracia, e seus cidadãos desfrutam de uma extensa gama de direitos políticos e direitos civis.

Israel, ainda, é considerado o mais avançado na região em termos de liberdade de imprensa, regulamentações empresariais, competição econômica, liberdade econômica e desenvolvimento humano médio.

Segundo as escrituras bíblicas, Israel é a terra prometida por Deus aos hebreus e é o berço da religião e da cultura judaica desde o século XVII a.C..

Mais sobre Israel...