Portal:Lógica/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A lógica (em grego antigo: λογική, transl.: logikḗ) é uma ciência de caráter matemático, ligada à filosofia. Ao longo dos anos a lógica passou a ser aplicada em campos variados, e hoje é empregada em disciplinas como as ciências da computação, ciências cognitivas, linguística e a psicologia.

Uma definição comum da lógica é a que a distingue como a ciência do raciocínio. À lógica interessa a correção do processo, ou seja, se a conclusão a que se chegou decorre adequadamente das premissas pressupostas; se as premissas fornecem fundamento ou provas apropriadas para a conclusão, então o raciocínio pode ser considerado correto, caso contrário, ele será tratado como uma falácia. Portanto, a distinção entre o raciocínio correto e incorreto é o problema central que incumbe à lógica estudar.

Apesar de ser conhecida como uma disciplina formal, nem toda lógica é puramente formal. A lógica informal analisa características de argumentação que não são estudadas pela lógica formal. Contudo, não é possível dominar a lógica informal sem o domínio dos aspectos elementares da lógica formal, já que ela é o fundamento a partir do qual é possível validar a lógica informal.

Segundo uma perspectiva filosófica, a lógica tem o intuito de esclarecer o pensamento. A filosofia é caracterizada por um conjunto de problemas que os filósofos, ao longo da história, têm tentado responder. Para isso, eles apresentam teorias e argumentos lógicos.

Leia o artigo completo...