Portal:Macau/Banco de destaques/2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Avenida Cinco de Outubro ao longo da costa oeste de Coloane.

Coloane (chinês:路環島) é uma ilha na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), na República Popular da China, que cobre uma área de 7,6 km². Administrativamente, corresponde à Freguesia de São Francisco Xavier.

Coloane servia como produtor de sal para a China até a chegada dos portugueses, em 1864. Grande parte da população indígena vivia na Vila de Coloane. Os portugueses incorporaram-na depois na colónia de Macau e, hoje, continua a ser uma parte integrante da RAEM. No período da chegada dos portugueses, piratas chineses controlavam grande parte da ilha. Os colonos portugueses passaram a ocupar e controlar definitivamente a ilha em 1910.

Hoje, esta ilha, apesar de estar conectada à ilha de Taipa pela zona de Cotai, continua a ser pouco povoada e não experimentou um grande desenvolvimento, exceptuando na zona de Seac Pai Van, onde muitos prédios de habitação, sobretudo de habitação pública, foram construídos. Em Seac Pai Van também existe um parque com vários pavilhões, onde estão alojados diferentes espécies de animais, dentre os quais se destacam os pandas.