Coloane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Praia de Hac-Sá, uma das praias mais famosas de Macau. Possui areia de cor acastanhada e preta. Hac-Sá, em chinês, significa "areia preta".

Coloane (chinês:路環島) é uma ilha na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) na República Popular da China que cobre uma área de 7,6 km². Administrativamente, corresponde à Freguesia de São Francisco Xavier.

Coloane servia como produtor de sal para a China até a chegada dos portugueses em 1864. Grande parte da população indígena vivia na Vila de Coloane. Os portugueses incorporaram-na depois na colónia de Macau e, hoje, continua a ser uma parte integrante da RAEM. Quando eles chegaram à ilha de Coloane, os piratas chineses controlavam grande parte desta ilha pouco povoada. Os colonos portugueses passaram a ocupar e controlar definitivamente a ilha em 1910, quando os soldados portugueses conseguiram derrotar e expulsar os piratas chineses.

Hoje, esta ilha, apesar de estar conectada à ilha de Taipa pela "Estrada do Istmo" (construída sobre o istmo de Cotai), continua a estar pouco povoada e não experimentou um grande desenvolvimento. É uma zona "rural" coberta com muita vegetação. Tem um número considerável de trilhos, parques, sítios de churrasco, praias e piscinas, proporcionando um lugar recreativo e "verde" para os habitantes de Macau, que vivem rodeados de edifícios altos e automóveis.

Povoação de Lai Chi Vun[editar | editar código-fonte]

A Estrada de Lai Chi Vun tem início no cruzamento da Estrada de Seac Pai Van com a Estrada do Campo, a norte, e termina no Largo do Cais, a sul. A altaneira árvore de pagode (figueira de Bengala) na extremidade norte da via assinala o início da Povoação de Lai Chi Vun, cujo nome está associado à antiga abundância de árvores de lichia, bem como à sua baía em forma de tigela.

Os estaleiros de juncos de pesca que ficavam além da vila, encontram-se hoje abandonados. Os escritórios, em piso térreo, do Estaleiro Veng Lok e a sede da Associação dos Construtores de Barcos de Macau-Taipa-Coloane situam-se no interior do pequeno pátio, à direita da estrada, no alto da colina. Daí para baixo, do lado oeste, podemos ver um edifício térreo de traça portuguesa, onde funciona o Posto Alfandegário do Porto de Coloane.

Navio de madeira

Na extremidade sul da rua, defronte do Largo do Cais, surge a Ponte-Cais de Coloane que, durante muitos anos, foi o único ponto de entrada e saída da ilha de Coloane[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Macau é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Coloane
  1. «Homepage das Ruas de Macau - Estrada de Lai Chi Vun». macaostreets.iacm.gov.mo. Consultado em 27 de fevereiro de 2017