Portal:Nicarágua/Biografia selecionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Biografia selecionada


William Walker (Nashville, Tennessee, Estados Unidos, 8 de maio de 1824 - Trujillo, Honduras, 12 de setembro de 1860) foi um médico, advogado, jornalista, político e aventureiro, que organizou várias expedições militares privadas na América Latina, com a intenção de estabelecer colônias sob seu controle pessoal. É o mais conhecido dos chamados "flibusteiros" do século XIX. No México, tentou conquistar os territórios de Sonora e Baixa Califórnia, que o levou a fundar uma "república", que terminou em fracasso. Em 1855, foi para a Nicarágua, que estava envolvida em uma guerra civil e lutou ao lado do campo democrático, visando derrubar o presidente legítimo Fruto Chamorro Pérez. No entanto, a medida que avançava em suas campanhas militares, conseguiu assumir o poder através de eleições fraudulentas, no qual foi eleito como presidente da nação. Devido à ameaça que a sua permanência na América Central representava, outros países da região lançaram uma ofensiva para expulsa-lo do território, levando à Guerra Nacional da Nicarágua e a Campanha Nacional da Costa Rica.

Leia mais ...



Félix Rubén García Sarmiento, conhecido como Rubén Darío (Metapa, hoje Ciudad Darío, Matagalpa, 18 de janeiro de 1867León, 6 de fevereiro de 1916), foi um poeta, periodista e diplomata nicaraguense, iniciador e máximo representante do Modernismo literário na língua espanhola. É possivelmente o poeta que tem tido uma maior e mais duradoura influência na poesia do século XX no âmbito hispânico. É chamado de príncipe de las letras castellanas.

Leia mais ...



Augusto César Sandino
Augusto César Sandino

Augusto César Sandino (Niquinohomo, 18 de maio de 1895Manágua, 21 de fevereiro de 1934) foi um revolucionário nicaraguense líder da rebelião contra a presença militar dos Estados Unidos na Nicarágua entre 1927 e 1933. Rotulado como bandido pelo governo dos Estados Unidos, suas ações torná-lo-iam um herói em grande parte da América Latina, onde é considerado um símbolo da resistência à dominação estadunidense. As tropas estadunidenses se retiraram do país após controlarem a eleição e tomada de posse do presidente Juan Bautista Sacasa. Sandino foi executado pelo general Anastasio Somoza García, que subiu ao poder através de um golpe de estado dois anos mais tarde, estabelecendo uma dinastia hereditária que comandou a Nicarágua durante mais de quarenta anos.

Leia mais ...



Anastasio ("Tacho") Somoza García (1 de Fevereiro de 189629 de Setembro de 1956) foi oficialmente presidente da Nicarágua de 1 de janeiro de 1937 a 1 de maio de 1947 e de 21 de maio de 1950 a 29 de setembro de 1956, porém governou efetivamente como ditador de 1936 até seu assassinato. Anastasio Somoza iniciou uma dinastia que manteve o controle absoluto sobre a Nicarágua por 44 anos. Somoza ocupou a presidência da Nicarágua com o apoio dos Estados Unidos, consolidando cada vez mais o seu poder através de perseguição política e repressão.

Leia mais ...