Portal:Palestina/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localização da Palestina.
Localização da Palestina.

A Palestina (em árabe: فلسطين, translit. Filasṭīn; em hebraico: פלשתינה; em grego: Παλαιστίνη, transl. Palaistinē, e em latim: Palæstina), é a denominação histórica dada pelo Império Britânico a uma região do Oriente Médio situada entre a costa oriental do Mediterrâneo e as margens do Rio Jordão. O seu estatuto político é disputado acesamente.

As primeiras reivindicações a respeito de um Estado árabe na região surge à década de 1920. Na sequência da Guerra da Palestina de 1948, os planos são frustrados, no entanto, ressurgiu anos 1960 com várias organizações cuja principal é a Organização para a Libertação da Palestina. O Estado da Palestina foi proclamado em 15 de novembro de 1988 pelo Conselho Nacional Palestino, o órgão legislativo da Organização para a Libertação da Palestina, em Argel, por uma votação de 253-46, com 10 abstenções. A declaração invocou o Tratado de Lausanne (1923) e a Resolução 181 da Assembléia Geral da ONU em apoio à sua reivindicação de um "Estado da Palestina em nosso território palestino com sua capital em Jerusalém". Se tornou o mais diplomaticamente bem sucedido de uma série de esforços para criar um Estado palestino, apesar do fato de o Estado da Palestina não ter controle sobre todo o território na época, não cumprindo a exigência típica de um estado autônomo - estar na posse de território soberano. Em 13 de setembro de 1993, os Acordos de Oslo reconhecem a Autoridade Palestina como representante dos habitantes árabes da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. Eles previam a atribuição gradual de autonomia para os palestinos e deveria levar à proclamação de um Estado palestino independente. Atualmente, a Autoridade Nacional Palestina, juntamente com a União Europeia e a Liga Árabe, vislumbram a criação de um Estado da Palestina incluindo a totalidade ou parte da Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, sob um governo democraticamente eleito e transparente.

A nação palestina tem 10 milhões de pessoas, incluindo 3,7 milhões vivem na Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental, 2,6 milhões na Jordânia, 1,2 milhões em Israel, 500.000 nas Américas, cerca de 450 000 no Líbano, enquanto que o restante estão espalhados por todo o mundo árabe. Mais de 4 milhões estão na condição de refugiados, após o êxodo palestino de 1948 e a Guerra dos Seis Dias. A população palestina é em grande parte muçulmana sunita e possui minorias cristãs, com uma pequena comunidade de samaritanos.