Portal:Região Sudeste do Brasil/Sudestinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por Benedito Calixto.

Bartolomeu Lourenço de Gusmão, SJ (Santos, Brasil, 1685Toledo, Espanha, 18 de novembro de 1724) foi um sacerdote jesuíta, cientista e inventor português nascido no Brasil Colônia, famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional. Como tal, é uma das maiores figuras da história da aeronáutica mundial.

Também conhecido como Padre Voador, Bartolomeu de Gusmão era filho do cirurgião-mor Francisco Lourenço e de Maria Álvares, tendo nascido na cidade brasileira de Santos, em dezembro de 1685. Viveu apenas 39 anos.

Cursou com o irmão, Alexandre de Gusmão, o seminário jesuíta de Belém da Cachoeira, na Bahia, onde se tornou noviço. O irmão Alexandre chegou a ocupar o cargo de secretário do rei D. João V e tornou-se conhecido como o negociador que consolidou as fronteiras brasileiras expandidas para oeste pelos bandeirantes.

Aos 15 anos foi para Portugal, onde se formou em direito religioso, em Coimbra. Ordenou-se sacerdote da Companhia de Jesus. Ordenado, mudou-se para Lisboa em 1701, onde realizou estudos de matemática e física mecânica. Destacou-se como pregador religioso e recebeu do rei D. João V o cargo de capelão da Casa Real. Dedicou-se, a partir de então, a seus inventos.

De volta a Salvador, construiu uma bomba elevatória para abastecer o colégio dos padres com a água do rio Paraguaçu. Foi essa sua primeira invenção. Também em 1707 expôs um sistema que havia inventado para bombear água para fora do casco dos navios, inaugurando assim a automação do sistema de drenagem de embarcações.

Concluídos os estudos secundários, embarcou para Portugal em 1705 e matriculou-se na Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra em 1708. Aí, desenvolveu notavelmente os seus estudos de Física e Matemática que desde a adolescência tanto o tinham interessado.

Ver artigo principal: Bartolomeu Lourenço de Gusmão