Portal:Rio de Janeiro/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bandeira do Estado do Rio de Janeiro
Brasão do Estado do Rio de Janeiro
Mapa do estado e localização no Brasil

O Estado do Rio de Janeiro, localizado na Região Sudeste do Brasil, é o menor em extensão territorial (43.696 km²), mas possui a maior população (15,4 milhões hab.) e o maior PIB do país (R$ 222,5 bilhões).

O primeiro registro da história do Rio de Janeiro pós-descobrimento do Brasil é de 1º de janeiro de 1502, quando colonizadores portugueses avistaram a Baía da Guanabara e, acreditando ser ali a foz de um rio, deram ao lugar o nome de Rio de Janeiro. Entre 1555 e 1567, a Baía foi ocupada por um grupo de franceses, que pretendiam fundar no local uma colônia, a França Antártica. Tentando evitar a colonização francesa, em 1º de março de 1565 é fundada a cidade do Rio de Janeiro e, posteriormente, a Capitania Real do Rio de Janeiro, assegurando a posse do território para a Coroa Portuguesa.

Com o crescimento da exploração de ouro e diamantes em Minas Gerais, em 1763 a cidade do Rio de Janeiro torna-se a capital do Vice-reino do Brasil. Em 1834 o município do Rio de Janeiro foi transformado em Município Neutro, permanecendo como capital do império, enquanto a província passou a ter a mesma organização político-administrativa das demais, com um presidente escolhido pelo imperador e uma Assembleia Legislativa, tendo sua capital na Vila Real da Praia Grande, que no ano seguinte passou a se chamar Niterói.

Em 1891, após a Proclamação da República do Brasil em 1889, o Município Neutro transformou-se no Distrito Federal e a província do Rio de Janeiro transformou-se no estado do Rio de Janeiro. Em 1960, com a mudança da capital do país para Brasília, o antigo Distrito Federal tornou-se o estado da Guanabara, que em 1975 foi fundido com o estado do Rio de Janeiro.

Leia mais sobre o Rio de Janeiro...