Portal:Sistema Solar/Biografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Propostas para a seção "Artigos selecionados"

Até agora somente quatro biografias foram adicionadas para aparecerem na página principal do portal. Se você sabe de algum outro cientista cujas descobertas foram fundamentais para o nosso entendimento atual sobre o Sistema Solar, por favor dê sua sugestão na página de propostas.

 ver · editar Biografia/1


Portal:Sistema Solar/Biografia/1

Nicolau Copérnico
Nicolau Copérnico

O astrônomo e matemático polaco Nicolau Copérnico foi o responsável pelo desenvolvimento da teoria heliocêntrica do Sistema Solar durante o século XVI. Até então acreditava-se que os planetas e o Sol orbitavam a Terra, até que as teorias de Copérnico se mostraram bem mais contundentes em relação ao movimento planetário. Sua teoria marcou o início da astronomia moderna e é considerada uma das mais importantes já criadas. Os livros escritos pelo astrônomo só foram publicados no fim de sua vida, pelo medo que tinha de ser ridicularizado por apresentar ideias tão diferentes.

 ver · editar Biografia/2


Portal:Sistema Solar/Biografia/2

Galileu Galilei
Galileu Galilei

Galileu Galilei foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que viveu entre os séculos XVI e XVII. Fez diversas contribuições para a ciência em diversas áreas do conhecimento, se tornando fundamental na revolução científica. Na área da astronomia, aperfeiçoou o telescópio refrator e o apontou para o céu, permitindo-lhe observar que a Lua era cheia de crateras, que Júpiter tinha quatro luas, que Vênus possui fases e que o Sol possui manchas. Além disso, esses e outros novos fatos foram fundamentais para a consolidação do modelo heliocêntrico.

 ver · editar Biografia/3


Portal:Sistema Solar/Biografia/3

Isaac Newton
Isaac Newton

Sir Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Além das leis do movimento, Newton revolucionou a ciência quando formulou a Lei da Gravitação Universal e deduziu que o movimento dos corpos no espaço e na Terra eram proporcionados pela atração gravitacional, que todos os corpos exercem entre si, unificando a astronomia e a física. Newton também criou um novo tipo de telescópio, o refletor que, graças ao seu criador, ficou conhecido atualmente como telescópio newtoniano.

 ver · editar Biografia/4


Portal:Sistema Solar/Biografia/4

Johannes Kepler
Johannes Kepler

O astrônomo, matemático e astrólogo alemão Johannes Kepler foi fundamental para a revolução científica no século XVII. Seu maior feito foi a elaboração das três leis do movimento planetário, provando que as órbitas dos planetas são elipses e que a velocidade orbital varia ao longo da órbita de um corpo. Kepler era aprendiz de outro astrônomo, Tycho Brahe, cujo trabalho foi essencial para que Kepler fizesse suas descobertas. Também foi responsável pela melhoria da qualidade dos telescópios refratores, juntamente com Galileu Galilei.

Purge