Portal:Sistema Solar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Montagem com os principais corpos do Sistema Solar, seus tamanhos e distâncias relativas.

O Sistema Solar é constituído pelo conjunto de corpos celestes que orbitam o Sol e que, portanto, estão sob sua influência gravitacional. Dentre esses corpos, os maiores são os planetas, que totalizam oito, seguidos pelos cinco planetas anões, vários satélites naturais e inúmeros outros corpos menores, como asteroides e cometas. Os quatro primeiros planetas são chamados de planetas telúricos por terem sua superfície sólida e rochosa. Destes, a Terra é o maior e o único conhecido que abriga vida. Além da órbita de Marte, existe uma região povoada com diversos corpos menores que formam o Cinturão de Asteroides, onde se encontra o planeta anão Ceres. Logo a seguir estão os planetas gigantes gasosos, dos quais o mais massivo é Júpiter, que possui ainda dezenas de satélites naturais com características peculiares. Saturno é famoso por seu sistema de anéis característico. Além da órbita de Netuno, o último planeta, encontra-se outra região povoada por incontáveis corpos menores, chamada de Cinturão de Kuiper, onde estão quatro planetas anões, dentre eles Plutão. Acredita-se, ainda, que em uma área muito mais afastada existem inúmeras "pedras de gelo" chamada de Nuvem de Oort, que seria uma das origens dos cometas. Leia mais...

Este portal tem por objetivo reunir informações sobre os principais elementos do Sistema Solar, imagens marcantes que representam a intrigante complexidade desse sistema planetário, notícias e curiosidades sobre os corpos que o compõe, além da biografia de notáveis cientistas e as principais missões espaciais do passado e do presente. Você está convidado a participar da construção desse portal por meio de sugestões (cujos links estão na parte inferior esquerda de cada caixa) e também através da página de discussão, onde você pode citar melhorias que tornarão este portal mais interessante para todos. Boa leitura!


Artigos selecionados

Concepção artística do disco protoplanetário durante os primórdios do Sistema Solar.

Há cerca de 4.6 bilhões de anos (ou 4 600 milhões de anos) o Sistema Solar começou a se formar a partir do colapso de uma nuvem molecular. Em seu centro, uma protoestrela se formou e após milhões de anos evoluiu e formou o Sol. Ao seu redor, a matéria restante se condensou em corpos menores que se fundiam, e formaram os primeiros planetas e satélites naturais. Os remanescentes desse período de formação existem atualmente sob a forma de asteroides, cometas e demais corpos menores.

O Sol, desde então, continuou estável e deverá permanecer nessa condição por mais cinco bilhões de anos (ou cinco mil milhões de anos), quando o hidrogênio, combustível necessário para manutenção das reações nucleares, terá se exaurido. A estrela, então, se expande e se torna uma gigante vermelha, que ejetará suas camadas exteriores, após alguns milhões de anos e se tornará uma nebulosa planetária. Posteriormente, o núcleo remanescente se tornará uma anã branca que gradualmente perderá o brilho, tornando-se uma anã negra. Os planetas e demais corpos dificilmente resistirão a esse período caótico, e provavelmente se perderão no espaço ou serão destruídos.

Você sabia ...


Biografias

Nicolau Copérnico

O astrônomo e matemático polaco Nicolau Copérnico foi o responsável pelo desenvolvimento da teoria heliocêntrica do Sistema Solar durante o século XVI. Até então acreditava-se que os planetas e o Sol orbitavam a Terra, até que as teorias de Copérnico se mostraram bem mais contundentes em relação ao movimento planetário. Sua teoria marcou o início da astronomia moderna e é considerada uma das mais importantes já criadas. Os livros escritos pelo astrônomo só foram publicados no fim de sua vida, pelo medo que tinha de ser ridicularizado por apresentar ideias tão diferentes.

Missões espaciais


Crystal Clear app clock.png
Em progresso

A sonda New Horizons foi enviada em 2006 para explorar o planeta anão Plutão e seus satélites naturais, enviando dados e imagens para a Terra. Um ano depois de seu lançamento, fez uma aproximação em Júpiter e deverá chegar ao planeta anão em 2015. Posteriormente, a New Horizons entrará na região do Cinturão de Kuiper, onde existem inúmeras pedras de rocha e gelo.


Imagem seleccionada

Iapetus 706 1419 1.jpg
Japeto, uma lua de Saturno, possui uma face clara e outra escura, além de uma intrigante cadeia de montanhas exatamente na região equatorial.

Notícias

  • Março de 2014: Equipe internacional liderada por brasileiros descobre o primeiro sistema de anéis em um asteroide (arte) do Sistema Solar.
  • 28 de novembro: Cometa ISON se aproxima do Sol mas seu brilho é menor que o esperado.
  • 5 de novembro: Índia lança com sucesso um satélite que entrará em órbita de Marte.


Categorias

As categorias listadas aqui reúnem todos os artigos sobre o Sistema Solar, conforme os grupos citados.

C Puzzle.png

Sistema Solar

Sol
Mercúrio
Vênus
Terra
Lua
Marte
Júpiter
Saturno
Urano
Netuno
Satélites naturais
Planetas anões
Corpos menores

Portais relacionados

WikiProjetos

PrirodneNauke.png

Os temas referentes ao Sistema Solar estão no âmbito do Wikiprojeto Ciência, que tem por objetivo reunir os usuários que se interessão por alguma das diversas áreas das ciêncais exatas para melhorar a qualidade e padronizar os artigos e portais relacionados, além de criar novos que sejam fundamentais para a Wikipédia. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo na área da ciência de sua preferência.


Temas

Coisas a fazer

A maior parte dos artigos relacionados ao Sistema Solar não estão com qualidade considerada satisfatória. Devido à abrangência e à diversidade dos temas, muitos continuam sendo somente esboços, enquanto outros sofrem de muitos problemas como falta de referências e má formatação. Por isso sua ajuda é muito importante. Se você se interessa por temas relacionados ao Sistema Solar, ajude a melhorar a qualidade dos artigos, de forma a construir uma enciclopédia livre onde o conteúdo de qualidade é acessível a todos. A seguir estão algumas dicas de como você pode contribuir.

Crystal Clear action configure.png
  • Se você ainda não está familiarizado com as ferramentas de edição da Wikipédia, dê uma olhada nesse simples tutorial com dicas simples, mas valiosas;
  • Melhore a qualidade dos artigos sobre os corpos do Sistema Solar. Muitos deles carecem de fontes, o que compromete sua credibilidade;
  • Alguns artigos são destacados. Use-os como modelo para tornar outros artigos também destacados;
  • Ajude a manter este portal atualizado. Dê sugestões de novos artigos, imagens e notícias que podem ser incluídas nas seções acima. Se quiser fazer uma crítica, sugestão ou elogio sobre o portal em geral, utilize a página de discussão.
  • Coloque a predefinição {{Portal3|Sistema Solar}} no final dos artigos sobre corpos do Sistema Solar (o resultado está Abaixo). Dessa forma você ajuda a divulgar este portal.


Wikimedia

Sistema Solar no Wikinotícias     Sistema Solar no Wikiquote     Sistema Solar no Wikilivros     Sistema Solar no Wikisource     Sistema Solar no Wikcionário     Sistema Solar na Wikiversidade     Sistema Solar no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Sistema_SolarWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Sistema_SolarWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Sistema_SolarWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Sistema_SolarWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Sistema_SolarWiktionary-logo-en.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Sistema_SolarWikiversity-logo.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Sistema_SolarCommons-logo.svg