Saltar para o conteúdo

Portal:Teatro/Artigo/6

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Artigo


Ópera Carmen
Ópera Carmen
Ópera é um gênero artístico que consiste num drama encenado com música. O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia, vestuários e atuação. No entanto, a letra da ópera (conhecida como libreto) é cantada em lugar de ser falada. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa.

Os cantores e seus personagens são classificados de acordo com seus timbres vocais. Os cantores masculinos classificam-se em baixo, baixo-barítono (ou baixo-cantor), barítono, tenor e contratenor. As cantoras femininas classificam-se em contralto, mezzo-soprano e soprano. Cada uma destas classificações tem subdivisões, os quais associam a voz do cantor com os personagens mais apropriados.

O termo ópera provém do latim opera, plural de opus ("obra", na mesma língua), sugerindo que esta combina as artes de canto coral e solo, recitativo e balé, em um espetáculo encenado. A ópera surgiu no início do séc. XVII, na Itália para definir as peças de teatro musical, às quais se referia.