Portal:Texas/Artigo em destaque/2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A batalha de Lipantitlán foi um enfrentamento entre o Exército Mexicano e insurgentes texanos, como parte da Revolução do Texas, ocorrido em 4 de novembro de 1835. O combate aconteceu na margem leste do Rio Nueces a três milhas da localidade de San Patricio, no atual estado do Texas, e em frente ao Forte Lipatintlán, que deu nome à batalha.

Após a vitória texana na Batalha de Goliad, restaram no Texas apenas duas guarnições mexicanas: Forte Lipantitlán, perto de San Patricio, e Misión Alamo, em San Antonio de Béxar. O comandante texano Philip Dimmitt temia que Lipantitlán pudesse ser usada como base para o exército mexicano retomar Goliad e, por isso, ordenou ao capitão Ira Westover que capturasse o forte.

Do lado mexicano, o comandante do Forte Lipantitlán, Nicolás Rodríguez, foi ordenado a assediar as tropas texanas em Goliad. Ele reuniu a maior parte de seus homens e partiu. As tropas inimigas não se cruzaram neste primeiro momento e os insurgentes chegaram antes a seu destino, San Patricio. Em 3 de novembro, um homem local convenceu a guarnição mexicana a se render, e no dia seguinte os texanos desmantelaram o forte. (leia mais...)